Apple adiciona selo de classificação etária em apps na iTunes App Store

Por Redação | 04.04.2013 às 14:35

A Apple adicionou um novo ícone que apresenta a classificação etária na descrição dos aplicativos disponíveis na sua loja virtual, a iTunes App Store. O selo aparece logo abaixo do nome do aplicativo e do seu desenvolvedor, garantindo sua melhor visualização – antes, o recurso estava disponível apenas no fim de uma lista de dados sobre a aplicação.

No começo deste ano, a Apple vivenciou uma situação constrangedora com o aplicativo de vídeos do Twitter, o Vine, quando, erroneamente, uma imagem pornográfica foi compartilhada na aplicação e o Vine estava listado no 'Escolha do Editor'. Depois do conteúdo ter surgido, a Maçã tirou a aplicação de sua lista de recomendações para evitar problemas maiores.

A empresa também enfrentou uma série de ações judiciais de um grupo de pais que alegava que a iTunes App Store tinha uma política de compras inadequada, fazendo com que seus filhos menores de idade gastassem dinheiro real dentro de jogos virtuais. A ação fez com que a Apple acrescentasse outras informações na descrição dos jogos móveis, afirmando que a aplicação permitia a compra interna de novos acessórios e recursos.

App Store iPhone

Especialistas afirmam que a maioria dos usuários da loja virtual não se preocupam com a classificação etária disponível, mas o recurso pode ser ideal para os pais que querem controlar que tipo de conteúdo os seus filhos acessam através dos dispositivos móveis.