Apple adiciona aviso sobre compras in-app no iOS 7.1

Por Redação | 13.03.2014 às 11:23

Na última atualização do iOS, o sistema operacional de dispositivos móveis da Apple, além do suporte ao CarPlay e melhorias no Touch ID, foi inserido um importante aviso sobre compras "in-app". Agora, após realizar a primeira compra dentro de um aplicativo no iOS 7.1, um pop-up é mostrado confirmando a compra e avisando que se uma nova aquisição ocorrer dentro do app nos próximos 15 minutos, não será necessário inserir senha.

Compras in-app iOS 7.1

O recurso dos famosos 15 minutos é antigo e já causou muita dor de cabeça por aí, principalmente quando pais começaram a reclamar que seus filhos estavam gastando fortunas dentro de aplicativos educativos ou de jogos. Contudo, é possível desativar a opção e tornar obrigatória a inserção da senha em todas as compras.

Na própria mensagem é possível acessar a tela onde a configuração é alterada. Se você a perdeu, é possível desativá-la acessando o ícone "Ajustes", menu "Geral" e, em seguida, "Restrições". Depois, é preciso clicar em "Ativar Restrições" e, em "Exigir Senha", selecionar a opção "Imediatamente".

Acordo com a Federal Trade Cosmission

A nova mensagem foi descoberta primeiro pelo AppleInsider e, segundo o site, provavelmente seria resultado de um acordo entre a Apple e a Federal Trade Commission (FTC), agência americana que promove a proteção do consumidor.

Em uma conversa realizada há alguns meses, a FTC teria solicitado que a empresa da Maçã inserisse algum tipo de aviso de consentimento dos usuários sobre as compras in-app. Além disso, a Apple se comprometeu a pagar US$ 32,5 milhões a usuários afetados.

De acordo com comunicado divulgado em janeiro, a Apple teria prometido fazer a alteração até 31 de março, mas ela veio bem antes disso com o lançamento do iOS 7.1 nesta semana. Resta saber se a agência considerará as mudanças suficientes.