7 dicas para economizar a bateria no iOS 8

Por Muni Perez

O iOS 8 veio com vários novos recursos, que infelizmente consomem mais bateria. E se você instalou a atualização do sistema e percebeu que a carga do seu iPhone ou iPad está indo embora mais rápido que o normal, existem algumas medidas que podem ser tomadas para economizar energia.

A bateria sempre é um pesadelo na vida de qualquer usuário de smartphone, e deve-se sempre encontrar o balanço ideal entre os recursos que são realmente úteis que normalmente consomem mais energia.

Os maiores sugadores de eletricidade são os recursos de localização e as atualizações em segundo plano, que ficam consumindo dados e muita bateria.

Além disso, o iOS 8 possui um diagnóstico que te permite identificar os vilões que não deixam seu iPhone chegar até o fim do dia sem recarregar.

Reunimos 7 dicas importantes que podem te dar até algumas horas a mais de uso, confira!

1 - Identifique os sugões

Claro que, antes de sair desabilitando tudo, é mais inteligente verificar exatamente quais apps estão sugando sua bateria.

Para isso, basta ir em Ajustes > Geral > Uso > Uso da Bateria. Você verá, então, uma lista com a porcentagem de consumo de cada app nas últimas 24h e nos últimos 3 dias.

Serv Localização Dicas iOS 8

Já adiantamos, de antemão, que os apps que consomem mais bateria são as redes sociais - principalmente o Facebook –, além de games.

Os apps que têm atividades em segundo plano são especificados também, então você pode inclusive desabilitar aqueles que não utiliza.

2 - Gerencie as atividades em segundo plano

Após identificar os sugões, vamos para a próxima funcionalidade que mais consome bateria: as atividades em segundo plano.

O recurso permite que aplicativos continuem rodando em segundo plano, constantemente atualizando conteúdo puxado da internet. Sabe-se que uma das atividades que mais consomem bateria em um celular é o uso da internet, então você já deve imaginar o estrago que um Facebook rodando no fundo pode causar.

Apesar disso ser útil em algumas situações, pode ser que você precise do seu aparelho por mais tempo - em uma viagem, por exemplo –, então vale a pena fazer um filtro sobre quais apps serão autorizados a ficar atualizando em segundo plano.

Para gerenciar os apps, basta ir em Ajustes > Geral > Atualização em 2º plano.

Caso você fique na dúvida, desabilitar os aplicativos não faz com que eles parem de funcionar. A diferença é que você terá que abri-los para poder atualizar o conteúdo.

3 - Widgets

Os widgets finalmente foram introduzidos no iOS 8, e ficam na Central de Notificações. Porém, dificilmente você vai utilizar os widgets de todos os apps que possuem o recurso.

O problema é que muitos deles precisam utilizar dados em tempo real coletados da internet, o que pode consumir bastante bateria.

Widgets Dicas iOS 8

Então, deve-se filtrar bem os widgets que realmente utilizará. Para isso, abra a Central de Notificações, toque na aba Hoje e role a lista até o final. Toque no botão e Editar escolha aqueles mais úteis.

E caso você ainda não tenha nenhum app com widgets, veja nossa seleção dos melhores apps para o iOS 8:

Leia mais: Os melhores aplicativos para iOS 8 da semana - 19/09/2014

4 - Desativar a “Perspectiva” no papel de parede

O iOS tem vários recursos visuais que o deixam muito bonito, e um bem interessante é o efeito Perspectiva da tela inicial - o chamado parallax - que dá a impressão de que a imagem mexe à medida que você inclina o aparelho em várias direções.

Quando você vai definir um papel de parede, desmarque essa opção, porque consome bastante bateria. Vá em Ajustes > Geral > Acessibilidade > Reduzir Movimento.

5 - Aplicativos com acesso à localização

Apps que utilizam a localização atual do dispositivo são excelentes quando você precisa usar o GPS, marcar onde suas fotos são tiradas ou ainda outros recursos que dependem disso. Mas isso consome bastante bateria.

Você pode tomar uma medida drástica e desabilitar todos os serviços de localização de uma só vez, ou pode ainda permitir que apenas alguns aplicativos utilizem essas informações.

Para isso, basta ir em Ajustes > Privacidade > Serv. de Localização. Lá você vê todos os apps que acessam a localização.

Serv Localização Dicas iOS 8

Uma dica é ir em “Serviços do Sistema” e desabilitar alguns serviços que não utiliza.

6 - Reduza o brilho da tela

Você já deve saber que a tela é um dos itens que mais consomem bateria. E reduzir o brilho dela é um dos primeiros passos se você deseja que seu iPhone ou iPad funcione por mais tempo sem precisar de uma recarga.

Obviamente, fica meio difícil usar o aparelho com o brilho reduzido quando se está na rua com alta luminosidade do sol. Mas em ambientes escuros ou em casa, você pode e deve diminui-lo.

E é bem simples, basta abrir a Central de Ações e deslizar o botão do brilho até um ponto que seja confortável.

7 - Gerencie a obtenção de dados

Um recurso muito bacana no iOS 8 é a obtenção de novos dados através da tecnologia Push, que pega dados do servidor à medida que as coisas acontecem.

Isso é útil se você usa email constantemente, por exemplo. Mas pode consumir bastante energia.

Para gerenciar a obtenção de dados, basta ir em Ajustes > Mail, Contatos, Calendários e selecionar Obter Novos Dados.

Com essas simples dicas, você consegue economizar até algumas horas de uso, o que faz uma diferença enorme no final do dia.

Lembre-se também de fechar os aplicativos que não estiver mais utilizando. Basta apertar duas vezes o botão Home e deslizar para cima o app que quiser fechar.