6 dicas para deixar o iOS 7 mais rápido

Por Lucas Agrela

O novo sistema móvel da Apple, o iOS 7, possui uma série de novidades. No entanto, algumas dessas inovações são responsáveis por deixar o seu iPhone ou iPad mais lentos. Confira abaixo algumas dicas para aumentar o desempenho do seu aparelho e até mesmo poupar a carga da bateria.

Aumente o contraste do sistema

O iOS 7 tem novos recursos visuais como transparência e acabamentos que, apesar de estilosos, exigem mais do seu dispositivo, causando lentidão e maior consumo de bateria. Portanto, vá no menu Ajustes, Geral e então clique na aba Acessibilidade. Lá, aumente o contraste do sistema e elimine os novos efeitos visuais.

Você perderá um pouco da psicodelia do iOS 7, especialmente na barra de notificações, nas pastas de aplicativos e no control center, que passam a ter uma aparência mais sóbria, mas ganhará em desempenho.

ios 7 contraste

Desabilite a atualização em segundo plano

A atualização de aplicativos em segundo plano é o maior vilão responsável pelo consumo de bateria do iOS 7. Enquanto você assiste a um vídeo da sua galeria, por exemplo, várias outras funções estão em execução ao mesmo tempo.

Para desabilitar esse recurso, vá ao menu Ajustes, Geral e selecione Atualização em Segundo Plano. Lá, basta desmarcar essa opção.

iOS 7 atualização em 2 plano

Você também pode desativar apps sem prejudicar o sistema. Por exemplo, se você usa aplicativos de rastreamento, como o Prey, que ajuda você a encontrar e bloquear remotamente o seu aparelho em caso de perda ou roubo, é importante que ele continue funcionando. Todos os outros aplicativos, como Clima e Bolsa de Valores podem ser desativados e só serão atualizados quando você, de fato, quiser acessá-los.

Ligue a redução de movimento

O iOS 7 possui um novo recurso chamado Parallax, que dá a sensação de que a tela se movimenta conforme você mexe o aparelho. Esse efeito, que está presente no plano de fundo e em alguns ícones do celular ou tablet, prejudica o desempenho do sistema.

Para desabilitar o recurso, basta ir em Ajustes, Geral, Acessibilidade e clicar em Reduzir Movimento.

Redução de movimentos iOS7

Acabe com a atualização automática

O iOS 7 traz um recurso prático que atualiza automaticamente os seus aplicativos, sem que você precise autorizar o processo, como acontecia no iOS 6. Mas essa é outra novidade que prejudica tanto a bateria quanto o desempenho do aparelho.

Vá em Ajustes, iTunes e App Store e desabilite a atualização de apps e updates.

Atualização de apps no iOS 7

Considere restaurar o padrão de fábrica

A medida soa um tanto extrema, mas o desempenho do seu iPhone, iPad ou iPod pode melhorar bastante fazendo uma limpeza e restaurando o padrão de fábrica. Mas, claro, não se esqueça de fazer uma cópia de todos os seus arquivos, informações e apps no iTunes. Recomendamos essa medida apenas em casos extremos, a maioria dos usuários dos dispositivos móveis da Apple podem ter um ganho de desempenho apenas seguindo os passos acima.

Mantenha o sistema atualizado

O iOS 7 promoveu a maior mudança no sistema móvel da Apple desde o lançamento do iPhone, em 2007. Por isso, o novo iOS já apresentou alguns problemas em sua primeira versão e cada atualização liberada pela empresa traz correções para bugs que podem estar prejudicando o sistema. Portanto, sempre que uma nova edição do iOS 7 for disponibilizada, atualize o seu dispositivo.