6 dicas essenciais para iniciantes no iOS

Por Bruna Rasmussen

Comprou um iPhone, um iPad ou um iPod touch e é novato no iOS? Apesar de ser muito simples de usar, é normal que leve algum tempo até nos acostumarmos ao sistema operacional. Então, o Canaltech dá seis dicas especiais para quem está chegando agora no iOS e não tem tempo a perder!

Economizar bateria

Se você estava acostumado com um celular comum, cuja bateria geralmente dura o dia inteiro, é melhor levar o carregador do seu gadget na mochila. Enquanto a bateria do iPad pode durar até 10 horas de uso normal, a bateria do iPhone e do iPod touch não aguenta tanto, principalmente se você ficar navegando na web ou jogando os divertidos joguinhos da App Store.

A primeira forma de economizar a sua bateria é entrando no painel de "Ajustes" e clicando em “Privacidade” e, em seguida, em “Serviços de localização”. Nessa tela você pode escolher quais aplicativos terão acesso à sua localização ou, para fazer com que a bateria dure mais, desligue a função.

iOS

O próximo passo é desligar o Bluetooth, um dos grandes vilões da bateria. Para isso, entre no painel de “Ajustes” e selecione “Bluetooth”.

iOS

Por fim, é hora de diminuir o brilho da tela, já que essa é uma das coisas que mais consomem bateria. Basta ir ao painel “Ajustes” e selecionar a opção “Brilho e Imagem de Fundo”.

iOS

Acentos e caracteres especiais

Usar acentos e caracteres especiais no teclado do iPhone é muito fácil, embora isso nem sempre fique óbvio para os novatos. A fim de acentuar uma vogal, por exemplo, basta pressionar a letra e segurar. Um submenu com variações é mostrado, então é só selecionar o acento desejado. O mesmo vale para números e para pontuação.

iOS

Fotografando com o botão de volume

Quando você quer fotografar algo com o iPhone ou com o iPod touch na horizontal, por vezes é ruim ter de pressionar o botão na tela, correndo o risco da foto ficar tremida. Por isso, quando ativado o aplicativo câmera, é possível usar o botão do volume para tirar as fotos. Assim, fica mais confortável usar o aparelho na horizontal e suas fotos não correm o risco de ficarem ruins.

iPhone

Porcentagem de bateria

Quer saber quanto de bateria ainda resta no seu gadget com uma só olhada? Vá até o painel de “Ajustes” e, em “Geral”, selecione a opção “Uso”. Basta então ativar o nível da bateria, que será mostrado no pequeno ícone que fica na barra superior do sistema.

Senha

iOS

O seu gadget provavelmente já tem instalado alguns aplicativos de redes sociais e quem sabe até de banco. Por isso, manter seus dados seguros é essencial. O iOS oferece a opção de proteger o sistema com uma senha. O processo é simples, bastando ir até “Ajustes” e selecionar “Geral”. Feito isso, vá até “Bloqueio por Código”, toque em “Ativar Código” e escolha uma senha de quatro dígitos.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.