11 recursos do iOS 11 que a Apple não comentou durante a WWDC

Por Redação | 06 de Junho de 2017 às 09h17

Durante a WWDC 2017, realizado nesta segunda-feira (05), a Apple apresentou as novidades que estarão presentes na nova atualização de seu sistema móvel, o iOS 11. Isso inclui uma série de melhorias que vão deixá-lo ainda mais poderoso e versátil, como o foco na realidade aumentada, um foco maior na produtividade e uma melhora no desempenho da Siri. Porém, ao mesmo tempo, alguns recursos que também vão estar disponíveis na atualização acabaram ficando de fora da apresentação, seja porque são coisas um pouco mais pontuais ou simplesmente porque a Apple achou que não seria interessante explicá-los em seu evento.

E a lista de novidades é realmente bem extensa, indo desde questões de segurança até mesmo novas funções e redesign de operações que já existem. Assim, para você não ser pego de surpresa quando o iOS 11 chegar ao seu dispositivo, saiba o que esperar dele.

Cuidado com SMS

Embora ninguém mais use SMS, a Apple vai adicionar um sistema ao iOS 11 que alerta o usuário caso ele receba uma mensagem de texto considerada suspeita. A empresa não detalhou exatamente como vai funcionar esse tipo de proteção, mas provavelmente deve funcionar de maneira bem semelhante aos spams em e-mail, ou seja, avisando caso algum link recebido via texto possa esconder uma ameaça ao seu dispositivo.

Mas seria interessante mesmo se a Apple conseguisse alertar o usuário quando ele “ganhasse” uma promoção enviada de dentro da cadeia, como a gente já cansou de ver aqui no Brasil.

Live Photos — ou Live Selfies?

O iOS 11 vai expandir as possibilidades oferecidas pela câmera frontal, principalmente ao permitir que os usuários façam Live Photos — aquelas pequenas animações que ela introduziu no iPhone 6s — também pela câmera frontal. É uma evolução natural daquilo que já existia, principalmente pelo quanto as pessoas adoram fazer uma selfie. Assim, mais do que fazer um pequeno GIF de um amigo ou de coisas que acontecem ao seu redor, os usuários do sistema vão poder fazer caras e bocas para a câmera frontal de seus smartphones.

Podcasts vai ficar mais semelhante ao Apple Music

Wi-Fi com os amigos

Sabe quando seus amigos chegam na sua casa e pedem a senha do Wi-Fi e você tem que se desdobrar para fazê-los entender a salada de letras e números que você escolheu? Pois o iOS 11 deve facilitar essa operação. A Apple confirmou que o novo sistema vai permitir que você compartilhe a senha de sua rede com outras pessoas — embora não tenha explicado exatamente como isso deve acontecer. De qualquer forma, é uma boa novidade para quem já se cansou de ditar a senha toda vez que chega gente em casa.

Teclado de uma mão

Outro recurso que a Apple não detalhou como vai funcionar, mas que é facilmente visualizado por todo mundo. O mais interessante disso é que essa novidade parece vir para combinar com um anúncio futuro da empresa: o iPhone 8. Segundo os rumores, o novo smartphone vai trazer uma tela de 5,8 polegadas e, exatamente por conta dessa dimensão um tanto quanto exagerada, esse teclado mais simples foi incorporado ao sistema para ajudar os usuários a digitarem com apenas uma mão.

Novo Podcast

Se você é um ouvinte ávido de podcasts, saiba que o aplicativo destinado a esses programas vi passar por um redesign. A empresa disse ter se inspirado muito no Apple Music, então pode esperar por um visual mais próximo daquele utilizado no serviço.

SOS

Essa é uma função realmente interessante. O iOS 11 vai trazer um sistema de SOS para que os usuários enviem um alerta para amigos e familiares caso fique em uma situação de perigo. Não ficou claro exatamente onde essa opção vai ficar localizada, mas trata-se de uma adição realmente muito útil — principalmente em se falando de Brasil.

Siri mais acessível

Entre as novidades dedicadas à Siri, os usuários poderão digitar para comandar a assistente. À primeira vista, trata-se de um recuso que não faz muito sentido, mas o objetivo da Apple é tornar a assistente mais acessível a todos os usuários — incluindo aqueles com algum tipo de dificuldade de fala, por exemplo.

Grave sua tela

Quer gravar um passo a passo de como configurar algo no iPhone ou simplesmente mostrar algo para seus amigos? Pois o iOS 11 vai permitir que você grave a tela de seu dispositivo com muito mais facilidade. Até então, isso só era possível com o ajuda do QuickTime a partir de um Mac, mas a Apple decidiu dar mais autonomia aos usuários.

Suporte a QR Code

Essa é uma novidade que demorou para chegar. A partir de agora, você não vai mais precisar de um aplicativo dedicado à leitura desses códigos, já que a sua câmera vai fazer isso nativamente. Até que enfim.

iCloud para a família

Se você e sua família são ávidos usuários do iCloud, saiba que a Apple finalmente vai liberar planos familiares, evitando que cada pessoa tenha de ter a sua própria conta para utilizar o serviço na nuvem. A partir do iOS 11, isso pode ser compartilhado com muito mais facilidade.

Acompanhe um voo

Ansioso para saber se seu amigo já chegou de um voo? Agora você pode acompanhar o status de um voo diretamente pelo Safari ou pelo Spotlight do iOS 11.

Via: Techno Buffalo

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.