Publicidade

Youtuber Jake Paul é criticado após tuite sobre ansiedade: “é você quem cria"

Por| 18 de Fevereiro de 2020 às 11h29

Link copiado!

(Captura de Imagem: Rafael Arbulu/Canaltech)
(Captura de Imagem: Rafael Arbulu/Canaltech)

O distúrbio de ansiedade é um mal reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), uma extensão da depressão, que aflige milhares de pessoas no mundo inteiro. Mas conte com o youtuber Jake Paul para obter a “cura” para esse problema: segundo ele, a ansiedade “é você quem cria”.

Sim, ele tuitou isso. Não, a internet não o perdoou.

Ainda que as sugestões de “sair para dar uma caminhada” e “falar com pessoas” sejam válidas — exercícios físicos são importantes para amenizar sintomas depressivos e externar sentimentos com amigos ajuda muito a aliviar tensões —, é importante lembrar que distúrbios de ansiedade, mesmo os mais moderados, podem requerer tratamento clínico, além de terapia e buscas constantes por auxílio psicológico.

Continua após a publicidade

A forma como Jake Paul se manifestou deu a internautas a compreensão de que ele trata o distúrbio como algo a ser dispensado de forma minoritária. Desnecessário dizer que dezenas de milhares de pessoas não gostaram nem um pouco. Algumas respostas resolveram criticá-lo em forma de memes, enquanto outras foram bem mais incisivas, citando casos próximos de amigos ou até familiares que sucumbiram e perderam suas vidas para o problema.

Jake Paul deletou o tuíte horas depois, publicando uma (agora também deletada) mensagem de que “ansiedade acumula se você deixar”. A tréplica também recebeu ataques, já que aqui ele atribuía a “culpa” da ansiedade à vítima dela. Em seguida, ele tentou dizer que seu tuíte original “espalhava conscientização e não ataque” e, veja só, a internet novamente caiu em cima.

"Eu acabei de gritar 'seja feliz' no espelho doze vezes. Ainda não funcionou mas eu vou tentar a décima terceira! Obrigado pela dica!"
Continua após a publicidade
"Todos nós estamos curados de nossos distúrbios de ansiedade por causa do tuíte de Jake Paul hoje... honestamente, esse é um momento revolucionário"

Continua após a publicidade
"Isso na verdade é bem perigoso. Ansiedade pode ser bem taxativa fisicamente tanto quanto mentalmente. Distúrbios mentais não são culpa de quem os sofre. Por favor, delete isso, você está causando dano real a seus seguidores, que podem muito bem estar precisando buscar auxílio profissional para seus problemas".

Até o momento, Jake Paul não se manifestou mais sobre o assunto nem pediu desculpas pelo erro.

É de família?

Essa não foi a primeira controvérsia online protagonizada por Jake Paul, que no passado publicou mensagens com tons racistas ou homofóbicos. Entretanto, “arreliar” seus milhões de seguidores parece ser algo inerente ao sobrenome: Jake Paul é irmão caçula de Logan Paul, ator e também influenciador digital.

Continua após a publicidade

Logan, se você não reconheceu o nome, foi o youtuber que publicou um vídeo monetizado na plataforma do Google retratando a sua viagem ao Japão, fazendo zombaria de algumas tradições da nação asiática, além de filmar pessoas nas ruas sem a devida permissão (a legislação japonesa prevê isso como crime) e filmar um cadáver em uma floresta conhecida por toda a Tóquio como um dos locais onde pessoas vão para cometerem suicídio.

Tal qual Jake, Logan também foi amplamente atacado nas redes sociais, até eventualmente ter seu vídeo derrubado pelo YouTube e publicar outro pedindo desculpas.

Fonte: Mashable