YouTube vai encerrar função que permitia gravação direto da câmera

Por Redação | 14 de Dezembro de 2015 às 12h10

Você pode nem saber que isso existe, e nunca ter visto alguém utilizando, mas o YouTube possui uma função que permite a gravação de vídeo diretamente da câmera do computador - algo que só estará disponível até o dia 16 de janeiro, quando a funcionalidade deixa de existir permanentemente.

Essa possibilidade estava disponível desde 2006, quando o YouTube foi adquirido pelo Google, mas, de acordo com a empresa, raramente era utilizada pelos usuários. Apesar disso, segundo a companhia, é o fim definitivo do suporte à tecnologia Flash o responsável pela morte do recurso, e as pouquíssimas vezes que ele era acionado faz com que a equipe de desenvolvimento não precise se preocupar em criar um substituto.

Por outro lado, a vantagem da funcionalidade é que ela praticamente não exigia tempo de upload, caso o usuário tivesse uma conexão veloz o bastante. Funcionando quase como um streaming, o vídeo era hospedado na rede de forma simultânea à gravação, seguindo diretamente para a parte de processamento uma vez finalizado.

Agora, como alternativas, o Google sugere o uso do Photo Booth, no Mac OS X, e dos aplicativos nativos de câmeras digitais no Windows. Outra possibilidade é a utilização de celulares ou tablets para fazer a gravação. Em todos os casos, é gerado um arquivo de vídeo que pode ser hospedado no YouTube – no caso de dispositivos móveis, isso pode ser feito diretamente pelo app do serviço, inclusive, no que a companhia indica ser a alternativa mais próxima da solução original.

Fonte: Google

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.