YouTube pode parar de exibir inscrições em ordem cronológica

Por Felipe Demartini | 24 de Maio de 2018 às 12h12
TUDO SOBRE

YouTube

Uma mudança a la Facebook e Instagram pode estar a caminho do YouTube. De acordo com a empresa, em declaração feita pelo Twitter, está em fase de testes um sistema que vai organizar o feed de inscrições de forma personalizada, substituindo a maneira atual, em que as publicações aparecem em ordem cronológica de postagem.

Segundo o YouTube, esta seria uma maneira de privilegiar o conteúdo preferido dos usuários e aquilo que eles desejam assistir no lugar de uma ordem por data. A nova organização ainda estaria em uma fase de testes, que, inclusive, nem mesmo foi divulgada oficialmente, com a declaração do serviço vindo em resposta a um utilizador que questionou sobre o novo método de organização das produções em seu feed de inscritos.

Não se sabe, porém, o escopo destes testes nem para quem eles estão sendo aplicados. A noção, como sempre, é de que alguns poucos usuários selecionados a esmo estão vendo o novo formato de organização, mas são poucas as informações disponíveis sobre o assunto. O algoritmo de recomendação, claro, seria o responsável pelo novo formato de exibição, alimentando-se da forma como as pessoas observam a nova disposição do feed.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Entretanto, desde já, o temor entre os criadores está relacionado a uma redução ainda maior na relevância de suas produções. São constantes as críticas, principalmente, de donos de canais pequenos sobre os sistemas de sugestão do YouTube, que privilegiaria vídeos em alta e com milhões de visualizações em detrimento dos menores, além de falhas na exibição de notificações e da inclusão de novas publicações em feeds de inscritos.

Não se sabe, por exemplo, se o site de vídeos seguirá o exemplo do Facebook, que aplicou esse tipo de organização por preferência ao feed, mas manteve selecionável a opção de ver posts em ordem cronológica, ou se o caminho será o mesmo do Instagram. Na rede social de fotos, as mudanças modificaram completamente a exibição de postagens, não sendo mais possível organizar as publicações de acordo com a data em que elas foram enviadas.

Como estamos falando de testes, não dá para saber quando as medidas serão implementadas, nem se elas efetivamente verão a luz do dia. O momento é de mudanças para o YouTube, que recentemente também alterou a identidade de seus serviços pagos, de forma a unificar plataformas e aproveitar a audiência oriunda dos usuários de streaming musical.

Fonte: YouTube (Twitter)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.