Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

YouTube não consegue controlar materiais ofensivos veiculados em sua plataforma

Por| 20 de Abril de 2018 às 18h30

Link copiado!

YouTube não consegue controlar materiais ofensivos veiculados em sua plataforma
YouTube não consegue controlar materiais ofensivos veiculados em sua plataforma
Tudo sobre YouTube

Após um ano de promessas em relação à monetização de conteúdos de cunho ofensivo, o YouTube ainda não conseguiu dar muitos passos para impedir que canais ganhem dinheiro veiculando materiais que vão contra os Direitos Humanos. Desde abril de 2017, quando a plataforma de vídeos reconheceu que havia perdido o controle sobre o que seus parceiros publicavam, pouco foi feito de efetivo para barrar a monetização de conteúdos de notável intolerância.

Em janeiro de 2018, foram anunciadas mudanças na monetização de canais com intuito de desincentivar os materiais que incluem desde nazistas supremacistas brancos a argumentações a favor da descriminalização da pedofilia. Nesse mesmo mês, o youtuber Logan Paul sofreu diversas sanções na plataforma, após publicar vídeo com imagens explícitas de um cadáver de um homem que havia se suicidado horas antes. No mês seguinte, o Youtube anunciou uma desmonetização total, porém temporária, do canal de Logan Paul. 

Também data de janeiro de 2018 o programa Creators fo Change, que visa incentivar publicações que promovam a compreensão entre humanos e a empatia.

Entretanto, o cotidiano do YouTube parace ter mudado pouco de lá para cá. Ainda é possível ver vídeos defendendo xenofobia, falando sobre diferenças biológicas que tornariam pessoas negras menos capazes que pessoas brancas, ou mesmo pedófilos assumidamente falando sobre a descriminalização dos relacionamentos sexuais com crianças. Aqui no Brasil, recentemente denunciamos canais brasileiros que publicam vídeos de crianças com a nítida intenção de estimular a pedofilia, ainda que os conteúdos não sejam pornográficos, propriamente ditos.

Continua após a publicidade

Mas, voltando aos vídeos de cunho nazista, o disparate não acaba aí: esses vídeos de cunho retrógrado aos Direitos Humanos são, frequentemente, recheados de propagandas que indicam que os responsáveis por aqueles materiais estão usando o YouTube para tirar dinheiro em cima de suas ideias criminosas. Fica a sensação de que o YouTube cresceu demais e está com dificuldade para conseguir, de uma vez por todas, tornar sua plataforma um lugar mais agradável. Contudo, seguimos acompanhando as investidas da companhia no combate a esse tipo de conteúdo que nem deveria estar ali, para começo de conversa.

Fonte: TechCrunch