Publicidade

YouTube muda sistema de strikes e avisos por quebra de diretrizes

Por| 19 de Fevereiro de 2019 às 12h50

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre YouTube

O YouTube anunciou nesta terça-feira (19) uma mudança importante em seu sistema de strikes, os avisos por violações de políticas de uso, direitos autorais e outras diretrizes da plataforma. A política de três notificações antes da remoção de um canal continua valendo, mas, a partir do dia 25 de fevereiro, a ideia é dar aos usuários mais tranquilidade na hora de lidar com problemas desse tipo e garantir maior transparência nas informações sobre os casos.

No comunicado, o YouTube afirma saber que a maioria de seus criadores não agiu intencionalmente ao cometer uma infração. Sendo assim, o primeiro strike de um canal não resultará em penalizações, com o alerta sobre quebra nas diretrizes não implicando em impedimentos na hora de realizar transmissões ao vivo, publicar vídeos e outras atividades. O vídeo flagrado como irregular, claro, será retirado do ar e, na sequência, a plataforma passa a lidar de maneira mais direta com as reincidências.

Ao contrário do que acontece hoje, em que cada strike gera um tipo de penalização diferente, o YouTube passará a aplicar um congelamento completo do canal. Na primeira notificação, após a inicial que não gera sanções, ele será de uma semana e, na segunda, de duas. Na terceira, vale a mesma medida que é tomada hoje em dia, com o encerramento completo do espaço do criador e a remoção de todos os seus vídeos da plataforma, mesmo aqueles que não infringiram os termos de uso.

Continua após a publicidade

Os strikes são a maneira usada pela plataforma para penalizar os criadores de conteúdo e fazer valer suas diretrizes de comunidade e publicação. A postagem de materiais protegidos por direitos autorais, por exemplo, pode gerar penalização do tipo caso haja uma solicitação de remoção por parte do detentor do copyright. Vídeos com conteúdo sexual e explícito, imagens violentas ou que contenham abuso ou discurso de ódio também vão contra os termos de uso da plataforma.

Da mesma forma que unificou as penalidades a canais, o YouTube também anunciou uma junção de todas as atividades da plataforma. Antes, quebras nos termos de uso relacionadas a vídeos, comentários, thumbnails, links para sites externos e atividades de comunidade geravam sanções diferentes aos canais dos responsáveis. Isso não vai mais acontecer e, a partir de agora, todos estarão sujeitos às mesmas regras e punições, independentemente de onde e como a violação aconteceu.

Atendendo a um pedido bastante antigo dos criadores, a plataforma também promete aumentar a transparência quanto aos motivos por trás de um strike. O YouTube afirma que as notificações sobre o tema serão simplificadas e se tornarão mais diretas, assim como o processo de entendimento do que aconteceu e as ações que podem ser tomadas caso um recurso seja necessário.

Como hoje, todos os strikes expirarão em um período de 90 dias, com exceção do primeiro que, como dito, serve como um alerta para o criador. O YouTube não deixou claro se essa notificação inicial também atingirá canais que receberam avisos no passado, que já tenham expirado, ou que ainda estejam em vigor. O Canaltech tentou contato com a plataforma sobre isso, mas não obteve informações sobre como as novas regras funcionarão nestes casos específicos.

Continua após a publicidade

De acordo com a empresa, o novo sistema vem para atender aos pedidos dos criadores e também teria sido criado a partir do feedback de alguns deles, preocupados com a segurança de seus trabalhos diante de normas e sanções que estão fora de seu controle. A ideia de que muitos acabam cometendo infrações sem querer também procede, já que, de acordo com dados internos, 94% dos usuários que recebem a primeira infração não voltam a quebrar as regras.

Como dito, as novas regras passam a valer no dia 25 de fevereiro. O YouTube também prometeu melhorar os recursos de sua central de ajuda para dar mais informações aos criadores sobre o que pode gerar strikes e o que fazer ao receber uma notificação desse tipo.

Fonte: YouTube