YouTube oferecerá lives gratuitas para atuais e futuros criadores de conteúdo
Por Beatriz Vaccari | 20 de Julho de 2020 às 16h07
O Google Brasil completa 15 anos de existência nesta semana e resolveu celebrar o marco oferecendo o Aulão para Criadores, uma série de lives gratuitas sobre como se tornar um criador de conteúdo e utilizar diversos recursos disponíveis na plataforma, da produção de vídeos ao acompanhamento de métricas e geração de receita. De acordo com a empresa, o projeto não é focado só em quem já está no ramo, mas também em quem tem interesse de produzir conteúdo para web, mas ainda não sabe por onde começar.
- Digital influencers: afinal, o que é ser um influenciador nas redes?
- Empresas querem investir mais em influenciadores, diz pesquisa
As lives servirão para educar e inspirar atuais e futuros criadores, mercado que registrou alta desde o início da pandemia, em que a maioria das pessoas cumpre o período de isolamento social em suas casas. A Squid, empresa especializada em marketing de influência, divulgou um estudo no qual observou um salto de 24% na taxa de engajamento dos criadores de conteúdo e 27% no alcance do Stories no Instagram.
Com inscrição gratuita que deve ser realizada através do site oficial, a programação terá início a partir das 17h desta segunda-feira (20), com lives até sexta-feira (24) no canal YouTube para Criadores. As aulas contarão com a participação de diversos criadores que, juntos, somam mais de 45 milhões de inscritos em seus canais: Fábio Porchat (Porta dos Fundos), Gabi Oliveira, Luba; Iberê e Mari (Manual do Mundo) e Leon e Nilce (Coisa de Nerd).
"[O projeto] é uma forma de retribuir aos usuários com uma agenda pensada especialmente para o nosso mercado”, explica a diretora do YouTube Brasil Patrícia Muratori.
Diversos temas
As aulas vão abordar os mais diversos aspectos para a criação e crescimento sustentável de um canal no YouTube. Confira os temas que serão apresentados:
- Princípios fundamentais para guiar sua estratégia de conteúdo no YouTube;
- Políticas de conteúdo do YouTube;
- Como monetizar seu canal;
- Análise de métricas e resultados;
- Direitos autorais;
- Técnicas para produção de vídeo (áudio, iluminação, enquadramento, roteiro).
"O objetivo é apresentar um conteúdo didático para sanar dúvidas recorrentes, além de buscar igualar o conhecimento da nossa comunidade de criadores e ajudar a formar uma nova geração mais diversa e comprometida com a qualidade dos conteúdos", completa Muratori.