YouTube Kids agora permite aos pais bloquear canais e vídeos específicos

Por Redação | 18 de Novembro de 2016 às 09h00

O YouTube Kids foi lançado há menos de dois anos como uma tentativa de tornar a plataforma de vídeos mais amigável e segura para as crianças. Apesar de ainda não estar perto de ser o produto mais popular do Google, o aplicativo tem feito sucesso entre as famílias. Agora, a gigante da internet anunciou que está adicionando novas ferramentas para que os pais tenham maior controle sobre o que seus filhos podem assistir.

"Estamos lançando um recurso que dá aos pais a chance de comandar por completo a jornada da família no YouTube Kids, decidindo qual conteúdo é ideal ou não deveria fazer parte da experiência", disse a empresa por meio de sua assessoria de imprensa.

Com o novo recurso, será possível bloquear vídeos e canais indesejados. O conteúdo bloqueado é sincronizado por meio da conta do Google usada no aplicativo, assim o usuário não perde a lista de bloqueio ao reinstalar o YouTube Kids ou comprar um novo dispositivo móvel, por exemplo. Isso significa que os vídeos e canais bloqueados serão os mesmos em todos os dispositivos que seus filhos usam. O YouTube sugere que a ferramenta pode ser usada para bloquear "vídeos para aprender a fazer melecas transparentes", ou então para dar " folga de um certo tipo de músicas".

A novidade é parte da versão 1.95.2 do YouTube Kids, que já está disponível para download na Play Store do Brasil. Essa atualização acompanha outras maneiras de tornar a experiência mais adequada para cada família:

  • Aprenda como o app funciona: quando os pais abrem pela primeira vez o YouTube Kids, eles aprendem como o sistema recomenda conteúdo e também como podem denunciar um conteúdo impróprio. Se você encontrar qualquer vídeo que considere inadequado, denuncie.
  • Configurações de busca: o app pede para você escolher o quão livremente seu filho poderá explorar o conteúdo. Ative a busca para acessar milhões de vídeos ideais para as famílias, ou então desative a busca para manter um ambiente mais limitado. Em todos os casos, os pais decidem qual a melhor forma de navegar.
  • Timer: deixe que o próprio aplicativo limite o tempo das crianças. O app avisa a criança que o tempo dela acabou e encerra a atividade.
  • Configurações de som: para te ajudar a ter tranquilidade, o app conta com a opção de desativar a música de fundo e os efeitos sonoros de clique e navegação.
  • Senha: os pais têm a opção de criar sua própria senha para o aplicativo, necessária para acessar as configurações do YouTube Kids.