YouTube ganha suporte a vídeos HDR

Por Redação | 08 de Janeiro de 2016 às 13h05
photo_camera Divulgação

Seguindo os passos da Netflix e da Amazon Instant Video, o YouTube anunciou durante a CES 2016 que também vai passar a aceitar o upload de vídeos gravados em HDR. A técnica, cuja sigla em português significa “alto alcance dinâmico”, melhora a qualidade das imagens e as torna mais naturais por meio de um aumento no contraste entre as cores, criando cenas mais realistas e naturais.

É claro, para utilizar a novidade, é preciso que os usuários tenham monitores ou televisores compatíveis, uma vez que a tecnologia exige que luzes de intensidades diferentes sejam emitidas nos diversos pontos da tela, em vez de uma única backlight que toma conta de todo o display. A medida acompanha outra presença frequente na CES 2016, já que fabricantes como LG, Sony e Samsung também anunciaram televisores com suporte integrado a HDR.

Para mostrar o quanto a mudança é importante, o YouTube utilizou cenas de eventos esportivos e também do seriado “Game of Thrones” para mostrar a diferença entre imagens que usam ou não esse tipo de efeito. Quanto mais colorida a cena, mais bonita fica a imagem exibida em HDR.

A novidade foi apresentada no palco da conferência do YouTube na CES 2016 pelo seu diretor de negócios, Robert Kyncl. No evento, ele citou a introdução do suporte ao HDR, assim como a parceria com a fabricante de câmeras GoPro e um suporte otimizado para vídeos em realidade virtual.

A função não teve data definida para liberação, mas segundo o executivo, deve ser lançada ainda neste começo de ano. Agora, fica à cargo dos criadores de conteúdo a responsabilidade pela criação de vídeos ainda mais instigantes para a audiência.

Fonte: The Next Web

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.