YouTube fica fora do ar na manhã desta quarta-feira (22)

Por Redação | 22 de Junho de 2016 às 11h20
TUDO SOBRE

YouTube

A manhã desta quarta-feira (22) começou com um susto para os usuários de internet brasileiros. Muitos, ao acordarem em torno das 8h, notaram que o YouTube estava fora do ar e completamente inacessível. O problema aconteceu não apenas no Brasil, mas também em diversos outros países do mundo, e, conforme as mensagens de erro exibidas, teria relação com falhas no funcionamento de servidores.

O serviço ficou inacessível tanto pelo desktop, via browser, quanto pelos aplicativos em celulares e tablets de qualquer sistema operacional. A interrupção, entretanto, parece não ter afetado a Índia, único país em que usuários relataram estarem acessando o YouTube normalmente, sem lentidão ou dificuldades.

Como não possui uma página de status própria, fica difícil saber exatamente quando o problema do YouTube começou e também se já foi totalmente solucionado em todos os territórios. Entretanto, de acordo com relatos de usuários por meio das redes sociais, a interrupção teria durado cerca de 50 minutos, com o site voltando a funcionar antes das 9h da manhã, apesar de ainda serem relatadas intermitências em sua utilização.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Apesar de ter durado pouco tempo, uma falha dessa magnitude merece nota pelo simples fato de que serviços como o YouTube não costumam sofrer desse mal. A última vez que o serviço ficou fora do ar de forma tão abrangente foi em 2011, quando um gabinete de servidores apresentou problemas no data center do Google localizado em Nova York, apesar de a informação não ter sido confirmada.

Erros da categoria 500, como os exibidos pelo serviço durante esta interrupção, indicam uma falha interna no servidor, que pode se originar a partir de diversas causas, desde um mau funcionamento em um dos aparelhos até problemas com permissões de arquivos ou erros de programação. Normalmente, não se tratam de falhas graves, e, como aconteceu agora, costumam ser resolvidas rapidamente.

De acordo com testes realizados pelo Canaltech, o serviço parece estar funcionando bem, tanto para visualização quanto upload de vídeos, bem como postagem e moderação de comentários. “Durante um procedimento de rotina de engenharia, o YouTube ficou fora do ar por aproximadamente 15 minutos. O problema já foi resolvido e o YouTube está funcionando normalmente”, se posicionou o Google, por meio de sua assessoria de imprensa no Brasil.

*Notícia atualizada às 12h40.

Fonte: The Next Web

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.