YouTube fica fora do ar em regiões do Brasil, EUA e países da Europa

Por Redação | 09 de Agosto de 2017 às 11h32

O YouTube parece estar enfrentando novos problemas no fim da manhã desta quarta-feira (09), afetando, principalmente, usuários do hemisfério norte. Problemas de intermitência e indisponibilidade estão sendo relatados, sobretudo, na costa leste dos Estados Unidos, Japão e países da Europa como Espanha, Alemanha, Polônia e Itália. No Brasil, as falhas foram citadas por poucas pessoas nas regiões Sudeste e Nordeste.

Os relatos, como sempre, vêm por meio de serviços terceirizados e não ligados à Google. O site Outage Report, por exemplo, detectou uma falha momentânea por volta das 10h20, no horário de Brasília, com algumas centenas de relatos indicando que o site estava fora do ar. Mensagens em redes sociais, perguntas em fóruns oficiais e publicações na mídia, além de testes junto ao próprio servidor, são usados para criar as estatísticas.

O mesmo vale para o Down Detector, que também registrou centenas de ocorrências desde as 10h da manhã desta quarta. Os relatos parecem já terem acalmado, indicando um restabelecimento dos serviços, apesar de um mapa atualizado em tempo real ainda exibir diversas regiões do globo afetadas pela intermitência.

Mapa mostra regiões afetadas por indisponibilidade do YouTube

Além das menções a intermitências, falhas no acesso e dificuldades para carregar vídeos, usuários também estão falando sobre problemas de interface, provavelmente também causados pelas dificuldades de acesso. As falhas aconteceriam tanto na interface desktop quanto nas versões mobile do YouTube.

Em testes realizados na cidade de Curitiba (PR), entretanto, o Canaltech não encontrou nenhum tipo de dificuldade no acesso. O carregamento de páginas e vídeos seguiu normalmente durante toda a manhã desta quarta, assim como o sistema de upload e também o acesso ao painel de criadores e demais funções da plataforma.

A própria empresa também não se pronunciou sobre o assunto, e como os problemas parecem já terem sido resolvidos, nem deve fazer isso. Falhas desse tipo normalmente são causadas por intermitências nos servidores que mantêm o YouTube funcionando – é por isso, também, que a questão aparece apenas em alguns territórios, já que existem estruturas específicas para cada um deles.

Fonte: Outage Report, Down Detector