YouTube divulga primeiro videoclipe interativo em 360 graus

Por Redação | 26 de Março de 2015 às 20h54

A Intel e a Kolor, empresa especializada em imagens panorâmicas e imersivas, lançaram o primeiro videoclipe 360 graus 4K no YouTube. O lançamento surge pouco depois de o Google anunciar que sua plataforma de streaming de vídeos começou a oferecer suporte para conteúdo em 360 graus.

A grande vantagem é poder olhar para a cena ao redor do foco principal, tornando a experiência muito mais interativa. Graças à tecnologia de ponta, o vídeo da música Graffiti, da cantora belga Noa Neal, captura toda a ação que acontece no ambiente da gravação simultaneamente, em todas as direções.

Para gravar o vídeo, a equipe utilizou seis câmeras GoPro HERO3 + Black Edition 4K montadas em uma plataforma Freedom360, e depois as imagens foram processadas em um computador desktop equipado com um processador Intel Core i7, com chips gráficos Intel Iris. O software Kolor Autopano Video Pro foi utilizado para "costurar" os vídeos provenientes das seis câmeras e formar o conjunto final.

Freedom 360

Freedom 360 permite filmar em 360º (Imagem: Reprodução / Kolor)

É claro que a experiência fica muito mais imersiva com um par de óculos de realidade virtual, como o Oculus Rift, mas se você ainda não tem acesso a um (como a grande maioria dos mortais), fique tranquilo. Você também pode aproveitar a novidade diretamente do seu navegador Google Chrome ou do aplicativo do YouTube para Android.

Um botão virtual direcional – igual àqueles utilizados no Google Street View – fica no canto superior esquerdo da tela e permite que você navegue por todos os cantos do cenário. Quem não utiliza o Chrome poderá usar a plataforma Kolor Eyes, que é compatível com todos os navegadores modernos e dispositivos móveis.

Confira o resultado:

E aí, o que achou?

Via Kolor

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.