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YouTube copia recurso do TikTok para mostrar quando um canal está ao vivo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Fevereiro de 2022 às 12h02

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SAM-RIZ44/Unsplash
SAM-RIZ44/Unsplash
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O YouTube vai adicionar um novo indicador para mostrar quando um canal está ao vivo na plataforma. Segundo o diretor de produtos do YouTube, Neal Mohan, a novidade deve tornar mais simples a identificação das transmissões graças a um anel vermelho com a palavra "Live" (Ao vivo, em português) ao redor da foto do perfil.

O elemento funcionará com um atalho: ao clicar na foto durante uma live, o usuário será direcionado para a transmissão. Essa deve ser uma ferramenta visual excelente para quando se navega pela busca e, principalmente, pelos vídeos curtos do Shorts — embora este último ainda não esteja confirmado.

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Mohan explica ser uma adição pensada sob medida para ajudar os criadores de conteúdo. Embora muitos streamers prefiram usar plataformas dedicadas como a Twitch, e deixar o YouTube apenas para vídeos on demand, não dá para negar que o público-alvo da plataforma do Google pode ser muito maior do que nos concorrentes.

Interface padrão para livestreams

Este recurso pode parecer familiar porque já foi usado em outros serviços. O TikTok utiliza um efeito de anel pulsante muito similar com a palavra "live" para simbolizar a transmissão, assim como o rival Kwai. Outra plataforma que recorre ao anel colorido é o Instagram, que ainda coloca os perfis com transmissão ao vivo em destaque na parte superior da tela.

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Na semana passada, a rede dos vídeos anunciou um conjunto de ferramentas para criador de conteúdo ganhar dinheiro no Shorts. A ideia é possibilitar que perfis tenham novas forma de interagir com espectadores e possam comercializar produtos pelo próprio app do YouTube.

Assim como o formato de Stories e vídeos curtos, copiados pelos rivais, parece que a interface dos anéis serão implantadas por todas as plataformas que oferecem o serviço de streaming. Agora, resta saber se a novidade ajudará quem apostou no Shorts como ferramenta a ganhar mais seguidores e visualizações.

Fonte: Neal Mohan