YouTube anuncia Super Chat, uma forma de ganhar dinheiro com transmissão ao vivo

Por Redação | 12.01.2017 às 18:14

Nesta quinta-feira (12), o YouTube anunciou o lançamento de uma nova funcionalidade que vai ajudar os criadores de conteúdo a ganhar dinheiro com suas transmissões ao vivo realizadas na plataforma. O chamado Super Chat permite que os espectadores paguem uma taxa para fixar seus comentários durante uma live.

Conforme explicação do próprio YouTube, qualquer pessoa que esteja assistindo a uma transmissão ao vivo pode comprar um Super Chat, “uma mensagem deixada no bate-papo do stream que se destaca da multidão para obter ainda mais atenção de seu criador favorito”.

Em breve, quando alguém entrar para assistir uma transmissão ao vivo no YouTube verá um símbolo de cifrão na janela de bate-papo. Clicar nesse botão irá abrir um controle para indicar quanto a pessoa quer pagar para o youtuber.

Um Super Chat pode ficar fixo na parte superior dos comentários de uma transmissão por até 5 horas, dependendo do preço pago por ele. Quanto mais você pagar, mais tempo terá para que seu youtuber predileto leia a mensagem.

O problema com o recurso é que qualquer troll pode pagar para inserir comentários odiosos no stream. Para isso, o YouTube disse que as mesmas ferramentas de moderação que são atualmente oferecidas na plataforma regular estarão disponíveis para os criadores, como listas negras de bate-papo ou a possibilidade de banir os espectadores assediados.

A partir de hoje, alguns criadores selecionados ao redor do mundo terão a chance de testar uma versão beta do Super Chat, mas o YouTube só vai liberar a versão final do recurso no dia 31 de janeiro para criadores de 20 países ainda não especificados e, na mesma data, para telespectadores em mais de 40 países.

O que você achou da novidade? Pagaria pela atenção do seu youtuber predileto? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Fonte: YouTube