Publicidade

Wikitribune: Fundador da Wikipedia anuncia site para combater fake news

Por| 25 de Abril de 2017 às 17h53

Link copiado!

Wikitribune: Fundador da Wikipedia anuncia site para combater fake news
Wikitribune: Fundador da Wikipedia anuncia site para combater fake news

Nesta terça-feira (25), o fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, anunciou que disponibilizará um site para combater as notícias falsas que circulam na web. Assim como as ações do Facebook e do Google, a iniciativa mostra que as gigantes da internet estão realmente dispostas a reduzir os danos gerados por conteúdos indevidos.

De acordo com as informações divulgadas, o site, batizado como Wikitribune, chegará ao público no próximo mês e contará com jornalistas e voluntários que serão responsáveis pela produção de reportagens. Para garantir a veracidade das publicações, o Wikitribune divulgará as fontes utilizadas para a produção dos conteúdos e dependerá, exclusivamente, do acesso dos leitores para se manter.

Wales explicou que o site terá acesso gratuito e não permitirá propagandas, justificando que sites que dependem de anúncios acabam utilizando suas matérias como "iscas de cliques" para atrair visitantes com intuito exclusivo de gerar lucro. "Isso é um problema porque anúncios são baratos, a competição por cliques é feroz e porque fontes de notícia de baixa qualidade estão por todo lado", disse o fundador da enciclopédia online.

Fonte: G1