Wikipédia usa inteligência artificial para combater vandalismo em seus artigos

Por Redação | 02.12.2015 às 08:43

A Wikipédia é referência quando o assunto é compartilhamento gratuito de conhecimento e revolucionou a forma como dividimos informações com o mundo ao permitir que qualquer pessoa crie e edite artigos. Contudo, ao permitir isso, ela abre brecha para que seus verbetes sejam alvo de edições equivocadas ou mesmo de ações de vandalismo virtual.

E é justamente para evitar problemas como este que a Wikimedia Foundation, a organização sem fins lucrativos por trás da Wikipédia, desenvolveu um novo sistema de inteligência artificial capaz de avaliar as alterações feitas no site. Aaron Halfaker, pesquisador sênior dentro do grupo, foi o responsável pela criação do Objetctive Revision Evaluation Service (ORES ou, traduzido, "serviço objetivo de avaliação e revisão"), que avalia se as alterações feitas na Wikipédia são indevidas ou não.

O ORES utiliza um conjunto de algoritmos de código aberto conhecido como SciKit Learn, que varre as alterações em busca de edições indevidas, separando todas elas das mudanças feitas de forma correta. Em suma, a ferramenta pode tornar a Wikipédia mais eficiente ao impedir ações de vândalos e, ao mesmo tempo, garantir que editores comprometidos não sejam prejudicados.

Wikipédia

Wikipédia é um dos 10 sites mais acessados do mundo. (Foto: Reprodução/Wikipédia)

Foco no que importa

Com isso, a Wikimedia espera dar menos trabalho aos voluntários que ficam de olho nas mudanças realizadas nos artigos da enciclopédia a fim de identificar atos de vandalismo. Por outro lado, o projeto de Halfaker tem como objetivo incrementar a participação humana na expansão do conteúdo da Wikipédia. Isso porque, com o tempo poupado na verificação das mudanças, editores voluntários poderão focar seus esforços no incremento da plataforma em diversos aspectos.

Isso é capaz de corrigir um dos principais problemas da Wikipédia e torná-la ainda mais aberta. Até há pouco tempo, para fazer uma alteração em um artigo importante na plataforma era necessário seguir uma série de pré-requisitos, o que acabava afastando possíveis editores da enciclopédia. Tal característica foi apontada como um dos principais motivos para a diminuição do número de participantes do projeto após oito anos do seu lançamento.

Em suma, Halfaker espera que o ORES torne a Wikipédia mais amigável aos iniciantes, garantindo que qualquer pessoa tenha a possibilidade de inserir informações de forma ágil e eficaz.

Fonte: Wired