Publicidade

Wikimedia Foundation diz não ter sido notificada sobre parceria com YouTube

Por| 14 de Março de 2018 às 18h02

Link copiado!

Wikimedia Foundation diz não ter sido notificada sobre parceria com YouTube
Wikimedia Foundation diz não ter sido notificada sobre parceria com YouTube
Tudo sobre YouTube

Durante a SXSW, na última terça-feira (13), Susan Wojcicki, a CEO do YouTube, anunciou que nas próximas semanas a plataforma de vídeos adotará a inserção de artigos da Wikipedia como forma de combater desinformação em vídeos que abordam hipóteses conspiracionistas.

O problema é que a Wikimedia Foundation, organização por trás da Wikipedia, veio a público por meio de uma publicação no Twitter afirmando que não havia sido informada sobre a tal parceria.

Teoricamente, o YouTube não precisa de uma aliança formal com a Wikimedia Foundation para utilizar os artigos disponibilizados pela Wikipedia, já que são de livre acesso. Entretanto, a falta de comunicação entre as empresas deixou uma sensação de desconforto para quem acompanhou o desenrolar da história.

Continua após a publicidade

Na nota, a Wikimedia diz: "Nós sempre ficamos felizes em ver pessoas, empresas e organizações reconhecer o valor da Wikipedia como armazenadora de conhecimento gratuito. Nesse caso, nem a Wikipedia nem a Wikimedia Foundation são parte de uma aliança formal com o YouTube. Nós não fomos notificados quanto a esse anúncio".

Phoebe Ayers, uma colaboradora da Wikipedia, tweetou que o YouTube deveria testar, juntamente com a Wikimedia Foundation, se a medida pode trazer algum revés para a Wikipedia, citando problemas com o aumento do tráfego no site e a possibilidade de aumento de ações de vandalismo nos artigos, que são feitos e editados por contribuições voluntárias. "Não é educado tratar a Wikipedia como uma fonte eternamente renovável com força de trabalho infinita; qual será o impacto?", disse ela.

Fonte: The Verge