Você sabia que as luzes de Natal podem deixar seu Wi-Fi lento?

Por Redação | 02 de Dezembro de 2015 às 09h27

As luzes da sua árvore de Natal podem ter um efeito negativo sobre a velocidade da sua conexão Wi-Fi. Parece bizarro, mas a constatação foi divulgada no último relatório da Ofcom, o órgão regulador de telecomunicações do Reino Unido.

Como já era de se imaginar, o problema é causado devido à energia elétrica que circula entre as lâmpadas intermitentes dos chamados "pisca-pisca". A interferência no Wi-Fi acontece devido à frequência dessa energia das luzes.

No entanto, elas não são as únicas vilãs, pois diversos outros equipamentos que ficam próximos ao roteador também podem influenciar na lentidão, como babás eletrônicas e fornos de micro-ondas, que estão entre as fontes mais comuns de interferência de sinal.

As conexões sem fio podem ser melhoradas e aceleradas usando uma ponte sem fio para ajudar a impulsionar o sinal, ou simplesmente movendo o roteador para um lugar menos bloqueado.

A pesquisa da Ofcom realizada nos lares britânicos também lembrou que o aumento na quantidade de pessoas usando o Wi-Fi e novos dispositivos conectados deixam as redes susceptíveis a problemas no período de Natal.

A reguladora disse ainda que as pessoas estavam usando suas conexões para transferir muito mais dados do que antigamente, o que também aumentaria a carga sobre as redes. Mais e mais pessoas estão usando sua conexão de internet para assistir TV sob demanda e fazer chamadas de vídeo, por exemplo.

Via Gizmodo UK

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.