Vídeos com resolução 8K começam a aparecer no YouTube

Por Redação | 10 de Junho de 2015 às 13h55

Pode parecer um pouco exagerado para a maioria dos meros mortais, mas a reprodução de vídeos no poderoso formato 8K já está disponível no YouTube. Apesar do Google alegar que o site de compartilhamento de vídeos já oferece suporte para o formato desde 2010, apenas no início deste ano a qualidade 8K (4320p) foi adicionada às opções de reprodução de vídeos no site.

Um vídeo intitulado "Ghost Towns", do usuário NeumannFilms, foi carregado no site há poucos dias. O filme em si mostra apenas imagens de uma cidade abandonada, com cenas em câmera lenta e zooms. Mas o que realmente interessa é a forma como foi filmado e editado. De acordo com o usuário que fez o upload do vídeo, as imagens foram capturadas com uma câmera RED Epic Dragon 6K e, em seguida, trabalhadas para atingir uma qualidade de 8K.

Apesar das belas imagens e da novidade relacionada ao YouTube, fato é que poucas pessoas ao redor do planeta possuem computadores poderosos o suficiente para suportar tamanha qualidade. Se você faz parte do clube de usuários com máquinas com recursos suficientes para ver o vídeo na sua resolução mais alta, você deve utilizar o Google Chrome ou Safari para reproduzi-lo. Quanto ao resto de nós, teremos que nos contentar com resoluções 4K ou inferiores.

Ainda é difícil dizer quando o 8K se tornará popular, mas por enquanto ainda são poucos os hardwares capazes de reproduzir esse tipo de vídeo. Logo, os criadores de conteúdo não têm muita motivação para criar mais filmes com essa qualidade. Atualmente, apenas algumas câmeras são capazes de filmar em 8K, e nenhuma delas deve chegar às mãos dos consumidores comuns até o final de 2015.

Enquanto isso, veja o resultado de "Ghost Towns":

Fonte: Slash Gear
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.