Veja 6 segredos de sucesso dos maiores CEOs do mundo

Por Redação | 08 de Julho de 2016 às 15h05

Liderar uma grande empresa de tecnologia não é uma tarefa simples. Exige muitos conhecimentos e habilidades que apenas excelentes profissionais conseguem obter com o passar dos anos. Desde a concepção de um negócio ou uma ideia até o momento do lançamento, há muitas coisas que podem dar errado e prejudicar todo projeto. Por isso, a posição de CEO é fundamental para traçar o caminho de uma empresa, descomplicando os mais variados problemas que possam surgir.

Grandes empresas de tecnologia da atualidade são comandadas por executivos com habilidades impressionantes. Muitas das lições que levaram eles ao topo de empresas importantes podem ser utilizadas por qualquer profissional que pretende liderar algum projeto ou negócio com grande potencial. Abaixo você encontrará seis lições inestimáveis de alguns dos líderes de empresas de tecnologia mais importantes da atualidade.

Gestão e liderança

1. Conheça a parte técnica de seu negócio

Os líderes e CEOs que não tem habilidades técnicas estão em desvantagem significativa. "Startups não são apenas sobre ideias, elas também testam e implementam a ideia", disse o empresário do Vale do Silício, Steve Blank. Se o principal executivo de uma empresa não tem conhecimento sobre como o produto ou serviço funciona, a empresa pode sofrer. Testes de interação do produto tende a diminuir e a tomada de decisão estratégica não será das melhores, o que pode significar o fracasso da empresa em um mercado tão competitivo.

Além disso, atrair e contratar os melhores talentos depende muito da capacidade técnica do CEO. Certamente não é preciso ser um programador genial, mas é necessário ter um conhecimento amplo do que está sendo feito pelos desenvolvedores.

Gestão e liderança

2. Seja adaptável em qualquer circunstância

A era em que vivemos é incomparável a qualquer outro período em relação ao conhecimento. Em uma entrevista, em 2014, a CEO da IBM, Ginni Rometty, disse que o que "a mantém acordada à noite é a velocidade. A velocidade de transformação em que continuamos a nos mover para o futuro". Para ela, a transferência de conhecimento digital da atualidade é incrível.

Para criar negócios de sucesso, os CEOs precisam se adaptar a esta nova era. A capacidade de adaptação à mudança é fundamental. Ser adaptável em circunstâncias que podem mudar a todo momento é primordial para que os líderes possa manter um negócio em perfeita sintonia com a realidade do mercado.

Gestão e liderança

3. Tenha resistência

Um dos principais exemplos de líderes atuais é Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX. A trajetória que a SpaceX está trilhando é uma grande lição de resistência que é preciso para alcançar grandes resultados. Depois que vários foguetes foram testados sem sucesso, Musk abordou o assunto com um discurso motivador, mudando rapidamente o sentimento de desespero e derrota presente nos funcionários da companhia.

Problemas e imprevistos sempre irão surgir, por mais que você seja cauteloso. Se não está conseguindo algo nas primeiras tentativas, é fundamental não desistir. Ser persistente e otimista serão de grande ajuda para que uma ideia possa dar certo.

Gestão e liderança

4. Seja um pouco louco

"Quando ninguém é louco o suficiente para fazer, você tem pouca concorrência", disse Larry Page, fundador do Google. Para que grandes sonhos se tornem realidade é preciso correr riscos que podem parecer estranhos para outros. A maioria dos CEOs de tecnologia sabem que para iniciar qualquer negócio é preciso de coragem e uma grande vontade de surpreender. Ser um pouco louco pode trazer inovações incríveis para um negócio.

Gestão e liderança

5. Você nunca estará pronto

"Eu acho que é como crescer. Quando há aquele momento de 'Uau, eu realmente não tenho certeza que posso fazer isso' e mesmo assim você o faz, é quando você tem um grande avanço", disse Marissa Mayer, CEO do Yahoo. É claro que estar preparado é fundamental, mas o medo não pode sucumbir sua vontade de realizar algo. É importante ter confiança, visto que ninguém estará realmente pronto.

Gestão e liderança

6. Tudo o que você precisa é de um plano

"Você não precisa ser um gênio ou um visionário, ou mesmo um graduado da faculdade para ser bem sucedido. Você só precisa de um plano e de um sonho", disse Michael Dell, fundador de uma das maiores empresas de tecnologia da atualidade, a Dell. Para ele, para obter sucesso é preciso um plano concreto e coragem para executá-lo.

Comandar uma startup muitas vezes é desafiador. Ma se você escolheu levá-la ao sucesso é melhor compartilhar das boas lições de você acabou de aprender. Se você seguir estes conselhos e ter determinação suficiente, a possibilidade de sucesso é muito maior do que qualquer medo de colocar algo em prática.

Via Entrepreneur

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.