uTorrent: Google e antivírus restringem acesso ao cliente torrent

Por Redação | 23 de Julho de 2015 às 09h53

O uTorrent é, sem dúvida, um dos primeiros nomes que vem à cabeça de quem procura baixar um cliente P2P que utiliza o protocolo torrent. Contudo, segundo o site Torrentfreak, o acesso ao software está cada vez mais difícil, já que diversos fornecedores de antivírus estão classificando o software como malicioso e perigoso, enquanto o Google está restringindo várias páginas relacionadas à ferramenta.

Agora, os programas de segurança estão bloqueando o arquivo executável do programa, sinalizando que ele está relacionado com o Trojan.Win32.Generic!BT e o controverso Open Candy, que pode originar um resultado duvidoso. Anteriormente, nenhum software antivírus havia denunciado o problema e o uTorrent era tido como uma aplicação livre de conteúdos maliciosos.

Além disso, o Google está limitando o acesso à plataforma ao bloquear páginas que apontam para o protocolo torrent e a organização BitTorrent Inc. O Chrome, por sua vez, vem alertando os usuários sobre as possíveis ameaças presentes na mais recente versão do software de download.

Ainda que os alertas de "programas prejudiciais" sejam enviados esporadicamente, o fato é que mensagens do tipo nunca haviam aparecido até então. "Nas próximas semanas, as melhorias no sistema de detecção ficarão mais nítidas no Chrome e os usuários receberão mais avisos do que nunca sobre softwares indesejados", comentou um porta-voz do Google.

A capacidade da companhia norte-americana de detectar softwares que não sejam bem-vindos fez com que ela passasse a bloquear softwares que praticam "mudanças inesperadas" nas máquinas das pessoas. No início deste mês, o Google colocou em prática o seu novo modelo de filtragem de páginas ao impedir que milhares de pessoas conseguissem acessar os mais populares sites de torrent do mundo.

A BitTorrent Inc. ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Via: TorrentFreak

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.