Universidade consegue novo recorde de transmissão de dados usando fibra ótica

Por Redação | 28 de Março de 2016 às 11h40
photo_camera New Jersey Institute of Technology

Mais um recorde de transmissão de dados foi alcançado. Pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, transmitiram dados por meio de fibra ótica sem erros a uma velocidade de 57 Gbps. O mais surpreendente é que os dados foram enviados em temperatura ambiente, não necessitando passar pelo processo de resfriamento. Mesmo quando a temperatura atingiu a casa dos 85ºC, os pesquisadores conseguiram uma taxa de transferência de 50 Gbps.

A fibra ótica permite transmitir dados com alta qualidade e velocidade incrível. Isso acontece porque o modo de envio de dados usando fibra ótica é diferente do envio em cabos tradicionais. Por meio de conversores integrados aos transmissores, o sinal é transformado em luz, garantindo alto desempenho de velocidade.

A expectativa é que a tecnologia descoberta pelos pesquisadores da universidade possa ser utilizada em data centers, aeronaves e em dispositivos que exigem o processamento de altos níveis de informações. O grande desafio dos pesquisadores, agora, é fazer com que a tecnologia funcione em longas distâncias. Caso o projeto seja bem-sucedido, você consegue imaginar a que velocidade os dados da internet serão transmitidos?

Via: Engadget