Twitter elege vencedores da campanha #TweetdePlaca no Brasil e no mundo
Por Redação | 16 de Julho de 2019 às 17h59
O Twitter se juntou com grandes entusiastas do futebol e personalidades esportivas do mundo inteiro para eleger os vencedores da campanha #TweetdePlaca, cuja proposta é enaltecer os torcedores da Copa do Mundo de Futebol Feminino que fizeram os melhores tuítes durante os jogos. Além do Brasil, vários outros países também fizeram parte da campanha, como a Austrália, a Coreia do Sul, a Espanha, a França, o Japão, o Reino Unido e, é claro, os EUA, país que conquistou a taça.
Na versão brasileira da campanha, o júri foi composto pela jornalista e apresentadora Karine Alves, da FOX Sports, a repórter Taynah Espinoza, apresentadora do Esporte Interativo, a atriz Taís Araújo, cujo trabalho mais recente foi na série Aruanas, da Globoplay, a atleta Ana Moser e a gerente de parcerias do Twitter Brasil, Joema Martins. Elas tiveram a missão de votar nos tweets preferidos entre os finalistas, previamente selecionados por uma equipe multidisciplinar do Twitter Brasil.
Na etapa anterior à final, a equipe brasileira do Twitter selecionou os candidatos com base nas próprias práticas de conteúdo consideradas adequadas pela empresa, como é o caso da utilização de imagens, a linguagem que foi adotada pelo torcedor e a capacidade da mensagem de gerar conexão com o público, tal como o engajamento.
É válido ressaltar que a campanha #TweetdePlaca foi dividida em quatro categorias para cada país: melhor tweet de torcedor(a), melhor tweet de imprensa ou personalidade, melhor tweet de atleta ou clube e melhor tweet de marca. Confira os vencedores de cada categoria no Brasil:
Melhor tweet de torcedor(a)
Melhor tweet de imprensa ou personalidade
Melhor tweet de atleta ou clube
Melhor tweet de marca
Melhor tweet global
Além das quatro categorias, que geraram um vencedor de cada país participante da campanha, o Twitter também escolheu um tweet para ser premiado pela maior categoria de todas, a de melhor tweet global. O grande escolhido foi um tweet do ex-jogador de futebol americano Mike Magee, cujo último trabalho foi jogar pelo time Los Angeles Galaxy.
O ex-jogador escreveu sobre a influência que a seleção americana de futebol feminino teve sobre a sua filha: "Eu tentei todos os truques para fazer minha filha jogar futebol. Nunca a forcei, mas ela simplesmente não queria brincar. Ela está chutando uma bola contra a parede sozinha. Não por minha causa. Por sua causa, U.S. Soccer WNT (Seleção americana de futebol feminino). Obrigado".