Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitch bane influenciadores após onda de acusações de assédio

Por| 26 de Junho de 2020 às 12h00

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

A Twitch respondeu sobre os casos recentes relacionados a abusos e assédios na sua plataforma. Na última semana, surgiram várias denúncias de ações no mínimo controversas de atitudes de streamers parceiros do serviço.

Os casos são relacionados a mensagens de flerte com menores de idades, assédio em chats e grupos fechados de fãs e até abuso em eventos da companhia. Para o site The Next Web, a influenciadora Rachel Kaser descreveu como são os episódios:

“Todo mundo tem uma variação da mesma história para contar: um streamer (geralmente, homem, mas nem sempre) que parece prestar muita atenção em uma menina mais nova em seus chats e servidores do Discord. Ou um youtuber que fica se vangloriando demais de conquistas e de forma rude mesmo em companhias mistas. Alguém que diz coisas vagamente desconfortáveis ou que vão pouco longe demais. Todos nós vemos o que eles fazem nos chats. Todos nós vemos o que eles fazem em eventos. Todas nós temos uma história para contar”, relatou.

Continua após a publicidade

Os casos, como ela relata, já são conhecidos de pessoas dentro da comunidade de influenciadores, mas nunca denunciados. O movimento ganhou força depois que a influenciadora JessyQuil levantou 270 denúncias e as colocou em uma planilha.

Aqui vale um aviso: caso você se interesse por ler os relatos, há descrições relativas a abuso e assédio sexual e moral com bastante detalhes. Assim, fica o aviso caso você seja sensível a esse tipo de conteúdo.

Por conta disso, a Twitch apresentou em seu blog uma resposta sobre os casos e prometeu tomar ações contra isso. “Estamos analisando cada caso que nos foi apresentado o mais rápido possível, enquanto garantimos o processo de diligência apropriado na medida em que chegamos a essas alegações. Estamos priorizando os casos mais severos e vamos começar a dar suspensões permanentes de acordo com nossas descobertas”, explicou a companhia.

Continua após a publicidade

A empresa ainda relatou que alguns casos podem demorar, pois não aconteceram exatamente em uma transmissão. “Em muitos dos casos, o incidente não foi dentro da Twitch, e precisamos de mais informações para determinar algo. Em alguns deles, teremos de reportar o caso para autoridades responsáveis, que podem direcionar melhor as investigações”.

A Twitch também reforça que possui uma plataforma para reportar os casos de forma confidencial, diretamente pela página do influenciador na rede social. A empresa também disse que deve mudar suas políticas relacionadas a essas possibilidades dentro da plataforma.

“Nosso trabalho inclui uma revisão de nossas políticas de condutas de ódio e assédio, melhorias de detecção de nomes de usuários ofensivos, melhorias no AutoMod e em nossas listas de palavras banidas, além de outros projetos com foco em reduzir assédio e discurso de ódio”, ressaltou no blog.

Continua após a publicidade

Segundo o Engadget, alguns streamers acusados já tiveram suas contas suspensas. O site StreamerBans tem mostrado a lista de influenciadores que foram banidos da plataforma recentemente. A plataforma mostrou um aumento médio de banimentos em março. Somente nos últimos sete dias, 34 contas foram derrubadas, com 166 nos últimos 30 dias. A plataforma leva em conta somente parceiros da Twitch.

Fonte: Medium, The Next Web, Engadget, StreamBans, Twitch Blog