Tudo o que você precisa saber para começar o dia (29/07)

Por Redação | 29 de Julho de 2016 às 08h08

Pode comemorar, pois o fim de semana finalmente chegou. Depois de uma semana que se arrastou e pareceu ter o dobro de seu real tamanho, finalmente chegamos à sexta-feira e o sábado já aparece sorrindo em nosso horizonte dando adeus a esse mês de julho cheio de polêmicas e reviravoltas. E essa despedida vem repleta de muitas novidades para completar essa saideira — e algumas notícias bem improváveis. Afinal, alguém imaginava que a Oracle poderia ser mencionada na Operação Lava-Jato? Pois foi exatamente isso o que aconteceu. A empresa responsável pelo Java pode estar envolvida no pagamento de propina em contrato do Banco do Brasil com a Ação Informática Brasil em 2010. Segundo depoimento dos ex-sócios da Ação à Polícia Federal, o ex-executivo da empresa teria participado do esquema. Em outras palavras, o alcance da corrupção é tão grande que nem mesmo uma companhia como a Oracle fica imune.

Porém, deixando essas polêmicas judiciais de lado e voltando para o mundo das novidades propriamente ditas, temos a primeira imagem do que pode ser o adaptador de fone de ouvido do próximo iPhone. Como você já deve estar cansado de saber, o iPhone 7 vai mesmo aposentar a velha entrada de fones e usar a sua entrada Lightning também como saída de áudio e, ao que parece, haverá um pequeno adaptador para que você ainda possa usar seu fone antigo nos novos iGadgets. O acessório apareceu em um vídeo gravado por um vietnamita que diz ter conseguido pegar o produto de uma das fábricas da Foxconn. Segundo ele, é possível que a Apple coloque um desses adaptadores já na caixa do próximo iPhone para facilitar a vida de quem não quer abandonar seus fones tradicionais e nem comprar algo para fazer a transição. Outro ponto curioso é que, ao que tudo indica, o adaptador só funciona a partir do iOS 10, não sendo compatível com versões anteriores do sistema.

Já para os montadores de plantão, a Microsoft e a Mojang confirmaram que Minecraft receberá suporte para o Oculus Rift já nas próximas semanas. O anúncio de que a realidade virtual poderia ser usada no game já havia sido feito no ano passado, mas agora finalmente sabemos quando isso será possível. A ideia das empresas é se aproveitar das comemorações do primeiro ano de Windows 10 para abraçar também a comunidade gamer, visto que Minecraft também está comemorando aniversário no sistema operacional. Não há uma data exata para que isso aconteça, mas pelo menos há uma previsão para acalmar os ânimos de quem já possui os óculos em casa. Porém, vale lembrar que essa não é a primeira experiência com realidade virtual dentro do jogo, já que a versão Pocket de Minecraft já tem suporte ao Gear VR, da Samsung, desde o último mês de abril.

Wendell Lira

Wendell Lira: do gol mais bonito do mundo à vida de jogador profissional de FIFA nos videogames

No mundo das celebridades, o brasileiro Whindersson Nunes foi eleito o segundo youtuber mais influente de todo o mundo, atrás apenas do sueco Felix “PewDiePie” Kjellberg. Os dados foram revelados por uma rede de produção e networking de mídia, que elencou ainda outros três brasileiros dentro do top 10 desse ranking. Além de Nunes, Felipe Neto, Julio Cocielo e Felipe Castanhari apareceram na terceira, sexta e sétima colocação, respectivamente, da lista apresentada. E o critério utilizado não se resumiu apenas ao número de inscritos, mas também taxa de influência, nível de engajamento, frequência de conteúdo e outras atividades no canal.

Ainda falando de gente famosa, lembra-se de Wendell Lira, o jogador de futebol que ganhou o Prêmio Puskas após realizar um belíssimo gol por um time mais do que pequeno no ano passado? Pois o atleta decidiu se aposentar dos campos para se dedicar a outro esporte. No caso, o eletrônico. Provando ser bom de bola também nos videogames, Lira anunciou que vai se transformar em jogador profissional de FIFA. Ele já tinha mostrado suas habilidades no início do ano, quando venceu o campeão mundial do game por uma goleada de 6 a 1. Isso sem falar que ele já havia sido campeão regional do jogo e até chegou a liderar o ranking mundial da Electronic Arts por quase um mês.