Tudo o que você precisa saber para começar o dia (28/06)

Por Redação | 28 de Junho de 2016 às 08h01

Essa reta final de junho já se mostrou bastante quente. E não seria diferente nesta terça-feira (28). Enquanto muita gente segue lutando contra o frio Brasil afora, as novidades e polêmicas no mundo da tecnologia mostram que não há espaço para notícias mornas por aqui: é fogo atrás de fogo. A começar pela revelação de que adolescentes estão usando o Facebook Live para transmitir cenas de sexo ao vivo pela rede social. E o caso é tão delicado que, nos Estados Unidos, isso virou caso de polícia após um grupo de adolescentes, com idades entre 14 e 15 anos, decidir se exibir no feed de notícias. Eles logo foram identificados, punidos em suas escolas e agora respondem criminalmente por expor menores de idade — no caso, eles mesmos.

Já no Brasil, a polêmica gira em torno dos aplicativos de carona. E quem esperava que a chegada de serviços rivais ao Uber desse mais competitividade ao cenário, se enganou. Plataformas como o Cabify e WillGo já estão disponíveis no país e, de acordo com o jornal Folha de São Paulo, estão longe de oferecer uma experiência única para o consumidor. No caso do Cabify, a reportagem do jornal não conseguiu realizar o cadastro de maneira correta por problemas no aplicativo. Já o WillGo, decepcionou pelo alto valor da corrida e por apontar pagamentos pendentes mesmo quando não havia nenhum. Pelo visto, os taxistas não precisam se preocupar com esses dois serviços por enquanto.

Deixando as tretas de lado, um suposto vazamento das logos dos novos smartphones da Samsung revelaram aquele que era o maior mistério da companhia sul-coreana. E, pelo visto, o tal Galaxy Note7 realmente marca uma nova fase para a linha. A confirmação do nome mostra que a empresa está mesmo interessada em alinhar seus aparelhos da linha Note e S para evitar confusões e deixar claro que estamos diante de uma única geração. E, de quebra, as logos ainda mostraram que devemos ter uma versão básica do dispositivo com tela plana e outra com o display curvo, batizado de Samsung Galaxy Note7 Edge. É claro que tudo ainda é um rumor, mas trata-se de uma pista bem quente para o anúncio que está por vir.

Falando em smartphone, a Google parece estar interessada em lançar o seu próprio aparelho. E não estamos falando de mais um Nexus. Segundo o jornal britânico The Telegraph, a empresa quer seguir os passos da Apple e ter total controle sobre o processo de produção de um aparelho, do design ao sistema operacional. Mais do que isso, o periódico afirma que ela já está tão empenhada nesse ponto que deve anunciar o primeiro dispositivo 100% ainda neste ano. E isso é algo bastante curioso, já que não vimos nenhum rumor sobre isso, apesar de faltarem poucos meses para essa suposta apresentação. Ainda assim, é curioso ver uma empresa que sempre foi conhecida por serviços e softwares começar a se interessar pela parte de hardware. Será que vem coisa boa por aí?

Por fim, para a alegria dos astrônomos de plantão, a NASA decidiu fazer a alegria de muita gente ao trazer uma espécie de galeria com as fotos mais visualizadas em seu perfil no Instagram. E as imagens são realmente muito bonitas, indo desde a primeira foto em alta definição de Plutão ao registro de nebulosas e galáxias distantes. É o tipo de coisa que, na prática, não tem utilidade alguma para a nossa vida cotidiana, mas que sempre nos encanta. Mesmo sem entender muito sobre a vida lá fora, não há como não se encantar com a beleza do espaço — e a NASA sabe do apelo disso entre as pessoas.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.