Tudo o que você precisa saber para começar o dia (26/08)

Por Redação | 26 de Agosto de 2016 às 08h29

A sexta-feira finalmente chegou. Depois de uma longa e cansativa semana, hoje é dia de maldade, colocar o pé em cima da mesa, afrouxar a gravata, de dizer para seu chefe que precisa sair mais cedo, voltar para casa só no domingo e também de fazer tudo isso estando muito bem informado. Afinal, de nada adianta tocar o terror e não saber das últimas novidades, principalmente quando elas envolvem Pokémon GO. A mais recente atualização do aplicativo trouxe algumas medidas de proteção para acabar com bots e serviços de terceiros. Trata-se de um simples verificador de Captcha, mas que já vem funcionando na tarefa de minimizar a utilização desses serviços proibidos e que atrapalham a experiência de jogo. Diversas plataformas que ofereciam esses recursos já disseram que é apenas uma questão de tempo até que elas parem de funcionar, visto que não há como burlar o novo sistema de segurança da Niantic. Isso inclui desde serviços de bots até rastreadores, que viraram inimigos da empresa após sobrecarregar os servidores do game. A partir de agora, todos os treinadores terão de treinar na raça — como sempre deveria ter sido.

Outra grande novidade está destinada para o WhatsApp, que passará a compartilhar dados com o Facebook. A mudança está valendo desde esta quinta-feira (25) e está inclusa na nova política de privacidade do serviço de bate-papo, sendo obrigatória para manter sua utilização. A ideia, segundo a empresa, é coordenar melhor e também implementar melhorias nas experiências entre os serviços nos próximos meses, assim como aperfeiçoar sistemas de segurança. Entre os dados compartilhados está o seu número de telefone e o tempo que você passa conversando com seus contatos. Isso não significa, segundo o WhatsApp, que essas informações serão publicadas ou compartilhadas para terceiros, incluindo no Facebook. Os usuários terão 30 dias para aceitar a alteração e, feito isso, os passarão a receber sugestão de amizade no Facebook com base nos seus contatos telefônicos.

Ainda no mercado mobile, o Snapchat segue aproveitando seu sucesso e já faz estimativas bastantes otimistas para o futuro. A previsão da empresa é que, até o fim de 2017, ela tenha um aumento significativo na sua base de usuários, fechando o ano que vem com nada menos do que 217 milhões de usuários. Se isso se concretizar, será um crescimento maior do que o de qualquer outra rede social. E os Milleniums — geração nascida entre 1980 e 1995 — continuarão sendo os principais adeptos do serviço, representando 56% dos usuários do aplicativo. Apesar de ser um número alto, já representa uma queda em relação aos 70% atuais. Isso porque, de acordo com uma pesquisa recente, pessoas mais velhas estão migrando para o serviço, o que vem alterando esses dados demográficos. E é curioso ver todos esses dados, principalmente com a chegada do Instagram Stories, novo recurso da plataforma feita exatamente para concorrer com o Snapchat.

Narcos

Você já pode assistir ao primeiro episódio da segunda temporada de Narcos (ou, pelo menos, parte dele)

Já na China, a Xiaomi aproveitou esse finalzinho de mês para anunciar seu novo smartphone, o Redmi Note 4. Com tela de 5,5 polegadas, processador de dez núcleos MediaTek Helio X20 capaz de rodar a 2,1 GHz e custando menos de US$ 200, o aparelho chamou a atenção do mundo pelo ótimo custo-benefício apresentado. Ele ainda conta com um belo visual, todo metalizado, o que garante um design bastante atraente. A única má notícia é que a fabricante parou de atuar no Brasil, o que dificulta a obtenção do aparelho em nosso país. Ainda assim, o anúncio não deixa de ser interessante — principalmente para quem está interessado em procurar um smartphone novo e barato.

Por fim, para que você aproveite o seu fim de semana em grande estilo, a Netflix fez o favor de dar início aos preparativos. Provando que deu a louca en el patrón, a empresa liberou nada menos do que o primeiro episódio da segunda temporada de Narcos em sua página no Facebook. Quer dizer, apenas metade dele. A partir de uma brincadeira com a própria história da série, a Netflix trouxe uma suposta interceptação feita nas comunicações de Pablo Escobar, o que permitiu que os fãs conferissem metade do capítulo de estreia da nova temporada da série. Está longe de ser aquilo que todo mundo espera, mas já se trata de um excelente aperitivo para aquilo que veremos no próximo dia 2 de setembro, quando a série estreia em definitivo.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.