Tudo o que você precisa saber para começar o dia (26/04)

Por Redação | 26.04.2016 às 07:55 - atualizado em 26.04.2016 às 10:03

A semana já começou bastante agitada. Para quem esperava que a reta final de abril seria lenta, com aquela cara de ressaca pós-feriadão, se surpreendeu com a quantidade de novidades que apareceram no mundo da tecnologia. Também pudera, já que a discussão sobre as franquias em internet fixa ainda dá muito o que falar. E a polêmica agora não foi mais uma declaração infeliz do presidente da Anatel, mas um panorama de como o modelo vem sendo usado nos Estados Unidos. Contrariando o argumento das operadoras de que o formato é um sucesso lá fora, a gente mostra que os próprios americanos torcem o nariz para o limite de dados e que o impacto disso no consumo mensal não foi nada positivo ao consumidor. É mais ou menos como um trailer para o filme de terror que vamos viver em 2017.

Outro cenário digno de cinema está se desenhando para as empresas do Vale do Silício. De acordo com o jornal The Guardian, as sedes do Facebook, do Google e da Cisco podem estar ameaçadas por conta do aumento do nível do mar na região. Isso faria com que todo o polo tecnológico estivesse à mercê de uma inevitável inundação no futuro. E o QG de Mark Zuckerberg, com mais de 40 mil metros quadrados, seria o que mais corre riscos de acordo com o órgão responsável pela avaliação. Como o campus foi construído em uma área rebaixada, os alagamentos podem atingir com força a região. Tanto que, no passado, a empresa já foi vítima da ação da água, ainda que em menor escala. Tudo bem que isso é algo que deve acontecer somente nas próximas décadas, mas já é algo com que se preocupar, não é mesmo? E você achando que isso era exclusividade do Brasil.

Para completar o cenário apocalíptico, o Spotify sofreu uma falha de segurança que expôs dados de muita gente por aí. Tanto que alguns usuários disseram que suas contas foram utilizadas por outras pessoas e, em alguns casos, a senha tinha sido alterada sem a devida autorização. Assim, apenas para precaver, saiba o que fazer para evitar maiores dores de cabeça no futuro. Afinal, aparentemente, ninguém está seguro.

Deixando as catástrofes de lado e partindo para algo mais corporativo, tivemos a Xiaomi sinalizando que deve começar também para a produção de chips muito em breve. De acordo com um jornal sul-coreano, a empresa chinesa vai fabricar os próprios processadores de seus smartphones e alguns detalhes sobre essa nova investida até já começaram a circular por aí. E, por mais que a companhia não tenha comentado nada sobre o assunto, a gente sabe que esses silêncios são quase sempre comprometedores.

Outra boa notícia, agora falando de internet e utilidade, é que uma nova regulamentação permite que pessoas físicas possam abrir ou fechar uma conta bancária pela internet. Isso significa que você não precisa mais perder horas e horas na fila do banco apenas para fazer uma operação simples. Bastam alguns cliques e você já pode ter sua conta ou mesmo dar adeus a ela.

E, para finalizar, um assunto bem mais leve: o mundo geek está em polvorosa. Enquanto todo mundo já se prepara para lutar ao lado de Steve Rogers ou Tony Stark em Capitão América: Guerra Civil, a gente já assistiu ao filme e conta para você o que achou do aguardado longa. Ele estreia somente nesta quinta-feira (28), mas você já pode ter uma ideia do que o confronto entre os maiores heróis da Terra vai trazer ao universo cinematográfico da Marvel. E, sim, nós já vimos o novo Homem-Aranha em ação! De quebra, o novo trailer de X-Men: Apocalipse veio na carona para mostrar que os mutantes ainda têm muito a oferecer nos cinemas — para a alegria dos fãs de quadrinhos.