Tudo o que você precisa saber para começar o dia (25/07)

Por Redação | 25 de Julho de 2016 às 08h06
photo_camera Divulgação

Julho foi um mês que se arrastou. Repleto de novidades, polêmicas e revelações, ele parecia que não queria chegar ao fim de maneira nenhuma, mas eis que finalmente chegamos à sua última semana. E era óbvio que ele não iria se despedir de nós sem trazer grandes notícias a tiracolo, seja no mundo da tecnologia ou do entretenimento. A começar pelos próprios smartphones, com o vazamento que confirmou a existência de um dos novos Nexus. Fabricado pela HTC, o modelo parece ser o tão comentado Marlin e já aparece rodando o Android 7.0 Nougat. Considerado o sucessor do Nexus 6P, o aparelho aparece apenas para atiçar nossa curiosidade e mostrar o que está vindo aí, já que poucas informações sobre ele foram divulgadas. A expectativa é que, para este ano, o Google utilize seus Nexus para disputar o mercado de top de linhas, batendo de frente com Apple, Samsung e LG. Para isso, deve trazer um smartphone com tela AMOLED de 5,5 polegadas e resolução 4K, processador Snapdragon 821, 4 GB de RAM, câmera de 12 megapixel e bateria de 3.450 mAh. Porém, nenhuma dessas informações é oficial, como é sempre bom lembrar.

Falando em vazamento, quem voltou a aparecer em vídeo foi o Galaxy Note7. A expectativa é que seu anúncio aconteça na semana que vem, mas um novo vídeo surgiu mostrando o novo leitor de íris em ação. Como era de se esperar, a gravação foi feita na China e mostra como o novo aparelho utiliza a tecnologia para desbloquear o sistema em questão de segundos. Sem precisar de qualquer toque ou código, ele usa a câmera frontal para fazer uma leitura dos seus olhos, reconhece o usuário e garante acesso ao sistema como um todo — tudo isso em questão de um único segundo. Se o leitor de impressões digitais já garantia muito mais praticidade, a Samsung parece estar disposta a levar essa ideia a um novo nível.

Deixando esses vazamentos de lado, um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) mostrou que mais da metade do mundo ainda não tem conexão com a internet, contrariando nosso senso comum de que o acesso à rede já se tornou quase que universal. Segundo os dados revelados, 53% da população está offline, o que corresponde a cerca de 3,9 bilhões de pessoas. A razão disso é que ainda há muitos países subdesenvolvidos em que a internet ainda é algo raro e para poucos. Nessas nações, apenas 15% das pessoas estão conectadas, o que acaba criando esse buraco nos números — sendo um reflexo do abismo social existente nesses lugares. E o problema não chega nem a ser a infraestrutura, já que 95% da população mundial — algo próximo de 7 bilhões de pessoas — vive em regiões em que existe cobertura de uma rede 4G. O problema está em fazer com que essas pessoas tenham acesso a esse serviço.

Mulher-Maravilha

O trailer de Mulher Maravilha deixou todo mundo empolgado com as cenas de ação. E com razão.

E por que elas podem querer internet? Talvez para jogar Pokémon GO, que continua fazendo um sucesso colossal por onde passa. Depois de movimentar treinadores dos Estados Unidos, Austrália e vários países da Europa, chegou a hora de Pikachu e companhia voltarem para casa. O game foi finalmente lançado no Japão depois de alguns atrasos e muitos receios e revelou ser o sucesso que todo mundo esperava, fazendo com que os jogadores nipônicos abraçassem o hype em torno do aplicativo como ninguém. Além disso, ainda durante o fim de semana, França e Hong Kong também tiveram acesso ao app. E, enquanto isso, o Brasil continua chupando o dedo e fazendo piada na internet.

Por fim, mas não menos importante, tivemos um fim de semana repleto de novidades graças à San Diego Comic-Con, o maior evento geek e de entretenimento de todo o mundo. E, como não poderia deixar de ser, a feira foi palco de muitas novidades no mundo do cinema, incluindo a liberação dos primeiros trailers de Liga da Justiça e Mulher-Maravilha. Depois da decepção com Batman vs Superman, parece que a Warner aprendeu que o tom não precisa ser tão melancólico quanto nos foi mostrado e apostou em algo muito mais vivo. Tanto que os novos filmes chegaram levando os fãs à loucura, seja com a guerreira amazona caindo na porrada ou mesmo com a primeira aparição dos icônicos heróis da DC lado a lado. Será que agora vai?

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.