Tudo o que você precisa saber para começar o dia (21/06)

Por Redação | 21 de Junho de 2016 às 08h21
photo_camera Divulgação

Estamos na penúltima terça-feira do mês, não faltando muito para começarmos o segundo semestre deste ano que, até então, tem sido uma montanha-russa de novidades - algumas muito boas, já outras, nem tanto…

Você ficou sabendo da chegada do serviço de helicópteros do Uber em São Paulo? A novidade começou a operar em alguns pontos da cidade na semana passada e, para a surpresa de todos, o valor da tarifa da “corrida” subiu incríveis 150% em apenas uma semana de oferta. Mas, na verdade, não se tratou de uma superinflação injustificável: a empresa esclareceu que os primeiros dias do UberCOPTER funcionaram com uma tarifa promocional, atingindo o valor normal ao final da promoção.

Agora vamos a uma notícia imensamente trágica e triste não somente para os fãs de Star Trek, mas para todos: Anton Yelchin, ator que interpretou o oficial de navegação Pavel Chekov na atual franquia cinematográfica da produção, morreu em um acidente envolvendo seu carro nos Estados Unidos. Mas o caso não se tratou de um acidente de trânsito: o veículo da montadora Jeep, que estava estacionado em uma via inclinada, deslizou inesperadamente, esmagando o corpo do ator contra uma caixa de correspondências de concreto. Pouco depois da notícia ter se espalhado pela internet, ficamos sabendo que o modelo do Grand Cherokee de Yelchin estava em uma lista de recall desde o mês de abril.

Ainda nesse clima sombrio, outra notícia que ganhou destaque na rede foi a de um homem cujo assassinato foi transmitido pelo Facebook Live, não intencionalmente. Antonio Perkins foi surpreendido durante a transmissão ao vivo por tiros, que atingiram sua cabeça e pescoço, e a polícia de Chicago disse que o rapaz era membro de uma gangue e teria sido morto por traficantes de um grupo rival. A família da vítima, no entanto, alega que os policiais estão errados e que a tal gangue teria matado o homem errado.

Saindo um pouco das tragédias pessoais e pulando para o mundo corporativo, a gente quer saber: a sua operadora de telefonia é a Oi? Se for esse o caso, fique esperto: afogada em dívidas, a empresa entrou com um pedido de recuperação judicial, a antiga “concordata”. Com o pedido, a Oi espera ter amparo da Justiça para conseguir recuperar suas finanças, sem que seja necessário declarar falência e encerrar suas atividades, deixando milhares de usuários "na mão". A dívida da operadora já soma um montante estimado em R$ 54 milhões, e a Anatel já está preparando uma cautelar para impedir a alienação de imóveis da companhia, bem como de suas empresas subsidiárias.

Quantos e-mails você recebe por dia? E quantos deles possuem arquivos anexos? Uma nova modalidade de crime virtual surgiu e especialistas de segurança já estão emitindo alertas à população: e-mails com anexos em Javascript podem trazer um novo tipo de ramsonware, que são uma espécie de malware - arquivo malicioso que infecta o computador do usuário e pode roubar dados, além de corromper arquivos e instalar vírus. Portanto, cuidado redobrado na hora de abrir anexos, especialmente de e-mails cujo remetente não é conhecido!

E por fim, espantando um pouco esse baixo astral, vamos imaginar como seria bacana um iPhone dual chip para podermos continuar curtindo as vantagens do smartphone da Maçã e aproveitar as promoções de diferentes operadoras. Pois é exatamente isso o que sugere o mais novo rumor sobre os dispositivos móveis da Apple, alegando que o iPhone 7 terá entrada para dois chips. Mas será que essa novidade seria bem vista pelos exigentes usuários da Apple?

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.