Tudo o que você precisa saber para começar o dia (19/08)

Por Redação | 19 de Agosto de 2016 às 08h17
photo_camera Shutterstock

A sexta-feira finalmente chegou. Dia de você pisar no freio, pensar no sábado, afrouxar a gravata e pensar na única coisa que realmente importa a partir de agora: o descanso de amanhã. Só que o fim de semana não é a única coisa boa que está quase chegando. Além do fim do expediente, que já está logo ali e pronto para abraçá-lo, a próxima versão do Android também pode chegar logo logo. Ainda que o Google não tenha dado nenhum parecer oficial sobre o lançamento do Android 7.0, um rumor surgido a partir de uma operadora canadense aponta que o Nougat deve chegar já no próximo dia 22 de agosto — também conhecido como semana que vem. A lista mostra a data em que a atualização será disponibilizada nos modelos da linha Nexus, mais especificamente o Nexus 5X e o Nexus 6P, lançados no ano passado. E, levando em conta o histórico que a empresa tem de fidelidade com datas e transparência em seus canais de comunicação, é realmente difícil acreditar que ela iria pisar na bola justo agora.

Falando em celular, Pokémon GO continua sendo um dos assuntos mais discutidos da Internet mesmo após ter sido lançado por aqui já há algumas semanas. Desta vez, porém, o tema são os bugs que os usuários vêm encontrando e que atrapalham a experiência e a diversão dos treinadores. A falha mais recente, por exemplo, permite que algumas pessoas coloquem ovos para defender ginásios. O problema é que isso não deveria acontecer, o que resulta em um erro que impede que aquele ginásio seja tomado por outra equipe. Um dos hackers que descobriu a falha explica que fez isso apenas para mostrar à Niantic que o jogo segue cheio de problemas e que ela deveria ser mais transparente e aberta para com seu público, ouvindo sugestões de como melhorar a experiência. Em compensação, a empresa parece ter arregaçado finalmente as mangas e começou a fazer a limpa em seus servidores, banindo jogadores que cometeram algum tipo de infração dentro do aplicativo, como o uso de cheats, bots ou de serviços não-autorizados. Em ouras palavras, pode esperar para ver menos Dragonites por aí, pois esse pessoal está sendo banido em definitivo.

Outra boa notícia vinda do mercado mobile foi a divulgação de novas imagens do Moto Z Play, a versão mais modesta do aparelho top de linha da Lenovo. As fotos, em boa resolução, confirmam alguns rumores e suspeitas que giravam em torno do aparelho, que deve ser lançado muito em breve. O principal ponto é o design, que se assemelha muito às versões mais completas do Moto Z, mas isso não quer dizer que eles sejam completamente iguais. A versão Play, por exemplo, substitui a estrutura de metal aeronáutico usada por seus irmãos mais velhos por algo que parece ser plástico ou vidro, o que ajuda a baratear sua produção. Além disso, ele parece também não trazer um sensor infravermelho. A câmera, por sua vez, é bem potente, com 16 megapixels na parte traseira e outros 6 MP na lente frontal. Os detalhes sobre sua configuração não foram revelados, mas rumores anteriores já tinham apontado um processador Snapdragon 625, GPU Adreno 506 e 3 GB de RAM — o que o colocaria como um dos melhores intermediários do mercado.

Ryan Lochte

Medalha de ouro em vacilação: Ryan Lochte foi de campeão olímpico a piada no Twitter sem muito esforço

Já no Facebook, temos Mark Zuckerberg de olho no potencial que o serviço tem para se transformar no novo Steam. Tanto que a empresa anunciou que vai criar uma plataforma de jogos para reunir todos os títulos disponíveis na rede social. A ideia é realmente seguir os passos da Valve, mas focando apenas nos jogos que rodam diretamente pelo Facebook. A iniciativa está sendo feita em conjunto com o motor gráfico Unity e pretende ser uma espécie de central que reúne todos os games e experiências relacionadas, como comunidades e serviços de download. Pode parecer estranho esse interesse surgir depois do “fogo” dos games de Facebook ter se apagado, mas esse movimento parece muito mais uma tentativa de Zuckerberg trazer de volta esse interesse do público após ver seus jogadores migrarem em peso para o mercado mobile.

Por fim, não poderíamos deixar de falar de Olimpíada — principalmente após os nadadores norte-americanos quase criarem um incidente diplomático. A equipe que conquistou o ouro no revezamento 4 x 200 metros livre foi comemorar, bebeu demais, saiu depredando tudo pelo Rio de Janeiro e depois chegou com a história de que foram assaltados. A polícia não engoliu a história e, ao investigar o caso, descobriu a mentira dos atletas. Como era de se esperar, era óbvio que o brasileiro ia dar o troco, fazendo com que toda essa história se transformasse em um grande meme nas redes sociais. Como se não bastasse os nadadores virarem um dos assuntos mais comentados do Twitter em todo o mundo, eles ainda acabaram virando a grande piada nacional nessa reta final de Jogos Olímpicos Rio 2016.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.