Tudo o que você precisa saber para começar o dia (16/06)

Por Redação | 16 de Junho de 2016 às 07h58

A quarta-feira (15) nos trouxe novidades em variadas áreas do segmento de tecnologia e algumas dessas news agitaram bastante a internet ao longo do dia e da noite.

Entre as notícias mais acessadas do dia, ficou em destaque uma nova patente registrada pela Apple “vazada” por um site que se dedica a “fuçar” patentes e soltar as informações em primeira mão aos fãs da Maçã. No registro, vimos o projeto de um iPhone com display curvo e contínuo, um pouco estranho à primeira vista, mas bastante interessante se pensarmos nos novos recursos e comandos que surgiriam com uma tela em outro formato.

E o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, teve um pouco da sua intimidade revelada. Mas calma que não se trata de vazamento de “nudes” nem nada do tipo: na semana passada, “caiu na net” a notícia de que o homem mais poderoso do planeta ainda usava um smartphone antigo com pouquíssimos recursos - tudo em nome da segurança. Alguns dias de buchicho na rede foram suficientes para que surgisse a informação de que o tal aparelho de Obama seria, na verdade, um Galaxy S4. Isso porque esse seria o único dispositivo móvel aprovado pela “Defense Information Systems Agency”, que presta serviços de comunicação para a Casa Branca.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Mudando o assunto para redes sociais, diz aí: você usa o Twitter? Se sim, não pode deixar de conferir a notícia de que a rede de microblogging deverá ser adquirida pelo Google até o final deste ano. Apesar das companhias ainda não terem feito nenhum anúncio oficial a respeito das negociações, os rumores têm tomado força especialmente após a Microsoft bater o martelo na compra do LinkedIn na segunda-feira (13). E a pergunta que não quer calar é: o que acontecerá com a rede social depois dela fazer parte da rede de serviços da Alphabet? Será que as futuras mudanças agradarão aos usuários mais antigos e, portanto, tradicionais?

Ainda sobre assuntos relacionados à E3 (que é uma das principais feiras de games do mundo e está acontecendo nesta semana em Los Angeles), os fãs do jogo God of War, da Sony, vibraram muito com o retorno de Kratos ao quarto volume da série, mas um detalhe que passou despercebido pode ser um balde d’água fria nos fãs que seguem a máxima “em time que está ganhando não se mexe”: o espartano teve seu icônico dublador trocado, assim, na surdina mesmo. TC Carson, o dono da voz original do personagem, confirmou a informação, contando que não está mais trabalhando com a Sony!

E que tal fecharmos o boletim do dia com um pouco de exploração espacial? O dia de ontem foi marcado por duas descobertas incríveis: uma sobre Marte e outra envolvendo moléculas orgânicas viajando pelo espaço.

O rover Curiosity, que está explorando o terreno marciano desde 2012, coletou evidências da existência de um mineral chamado tridimita por lá, e isso é superimportante, pois pode mudar o que sabemos a respeito da infância do Planeta Vermelho. Aqui na Terra, esse silicato só é encontrado em regiões onde houve explosões vulcânicas, e sua existência em Marte indica que aconteceu o mesmo por lá nos anos iniciais de sua formação. A descoberta é relevante porque, até então, a comunidade científica acreditava que nosso vizinho espacial só tinha vulcões do tipo mais calmo, que não “cospem” lava.

Já a outra descoberta mostrou a existência de uma molécula de óxido de propileno viajando pelo espaço. Até o presente momento, nós só tínhamos localizado esse tipo de corpo em meteoritos caídos na Terra, ou em cometas navegando pelo Sistema Solar.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.