Tudo o que você precisa saber para começar o dia (15/06)

Por Redação | 15 de Junho de 2016 às 08h02

Já estamos na metade do mês de junho, o que significa que também estamos na metade do ano de 2016… Com tantas novidades rolando dia e noite, mal vimos esse primeiro semestre passar - mas não vamos cair ainda naquele clichê do “ano que passou voando”, hein?

Esta terça-feira (14) esteve “em chamas” com alguns acontecimentos, e uma notícia que causou grande comoção entre os leitores foi o rumor a respeito da Samsung planejar abandonar o Android, substituindo-o pelo Tizen. Os boatos alegam que a sul-coreana estaria considerando levar, “em breve”, esse novo sistema operacional a todos os seus produtos, incluindo os smartphones, e as reações dos usuários foram variadas entre previsões negativas quanto ao futuro da companhia e a empolgação pela chegada de mais uma opção de SO móvel ao mercado.

Já no mercado automobilístico, a Nissan está trabalhando na tecnologia de um novo carro movido a bioetanol capaz de rodar até 600 km por tanque. A montadora espera que o veículo utilize a “Célula de Combustível de Óxido Sólido” para gerar eletricidade, que, por sua vez, carregará a bateria responsável por fornecer energia ao motor. Esse sistema é um tanto quanto parecido com o dos carros que atualmente são movidos a hidrogênio, mas utilizando o biocombustível no lugar.

E o segundo dia de conferências pré-E3 - a principal feira de jogos eletrônicos do mundo - nos trouxe anúncios incríveis de duas principais companhias dessa indústria. O retorno de Kratos no novo God of War foi um dos destaques dos anúncios da Sony, que também animou os fãs com o PlayStation VR, que chegará às lojas dos Estados Unidos em outubro custando US$ 399. Além disso, a companhia japonesa revelou um teaser de Resident Evil 7, que contará com a tecnologia de RV, além de anunciar diversos novos jogos que chegarão ao mercado nos próximos meses.

na conferência da Nintendo, os fãs foram à loucura com a revelação do novo Zelda (chamado de Breath of the Wind), que será o único game jogável da Big N na feira. A empresa também falou dos novos Pokémon Sun/Moon, que se passarão em uma nova região chamada Alola, inspirada no Havaí. Os games trarão novos personagens e a hora do dia em que o jogador estiver se divertindo influenciará na iluminação do jogo durante o combate, dando mais realismo à partida.

Deixando um pouco essa história de videogames de lado, você que detesta fazer as atividades diárias do lar vai gostar desta novidade: uma startup está desenvolvendo um robô doméstico especializado em passar e dobrar roupas. O FoldiMate utiliza um sistema a vapor e é capaz de dobrar calças e camisetas em apenas 10 segundos, levando outros 30 para passar as peças. Além disso, ele ainda amacia e perfuma as roupas enquanto as dobra. O desenvolvimento da máquina, que será o sonho de consumo de muitas pessoas que moram sozinhas, vem acontecendo desde 2014, mas há alguns ajustes a serem feitos antes de sua comercialização. Um deles é que o robô ainda não consegue separar roupas por tipo ou por cor, e peças irregulares (como meias e roupas íntimas) não são suportadas pelo sistema da máquina.

Para encerrar nosso apanhado de hoje com boas risadas, o meme do dia foi, sem sombra de dúvidas, a “guerra” entre Brasil e Portugal que rolou no Twitter. Mesmo após quase 200 anos da nossa independência, ainda existe um certo rancor e rivalidade entre nosso país e os irmãos lusitanos, e muitas pessoas aproveitaram a “briga de memes” para dizer boas verdades (carregadas de bastante ironia, sarcasmo e acidez, como é de costume). Na rede de microblogging, o assunto “BR x PT” entrou nos Trending Topics mundiais e nos trouxe pérolas impagáveis. A discussão toda começou quando alguns usuários portugueses do Twitter ressuscitaram o meme de 2015 “in brazilian portuguese we don’t say…” (“em português brasileiro nós não dizemos…”), postando versões não tão engraçadas sobre termos utilizados no português de Portugal. A internet brasileira não gostou dessa apropriação e não deixou barato: os tuiteiros frenéticos bombardearam a rede social com imagens de personagens brasileiros icônicos, como a Carreata Furacão, o MC Bin Laden, Gretchen e a grávida de Taubaté, mostrando que o Brasil “produz” coisas mais legais do que Portugal - e reivindicando a autoria do meme original.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.