Tudo o que você precisa saber para começar o dia (13/05)

Por Redação | 13 de Maio de 2016 às 07h44

É Sexta-Feira 13 e, por incrível que pareça, a bruxa está a solta no Brasil. Mais especificamente em Brasília, que teve um dia bastante agitado nesta quinta-feira. Afinal, depois de um logo e exaustivo debate sobre o processo de impeachment, Dilma Rousseff foi afastada da Presidência da República após 55 senadores terem votado pela abertura das investigações. Com isso, a petista sai de cena por até 180 dias e dá lugar ao seu vice, o peemedebista Michel Temer. E, bem, você já deve ter imaginado que a internet reagiu a isso de diferentes formas.

Aliás, o próprio Temer roubou a cena diversas vezes já em suas primeiras horas de mandato. Tão logo assumiu, o presidente em exercício divulgou a nova logo do governo e o Twitter tratou de fazer infinitas montagens. A esfera do “Ordem e Progresso” virou tudo, desde uma bola de demolição da Miley Cyrus à Grávida de Taubaté. Além disso, veio à tona, também, o caso de um hacker que invadiu o celular da primeira-dama Marcela Temer e que tentava extorqui-la. Porém, a Polícia conseguiu identificar o criminoso e já realizou sua prisão. Isso tudo porque o governo Temer não tem nem 24 horas ainda.

Fora das tretas políticas, tivemos algumas boas novidades vindas do Google. Primeiro, a empresa lançou o chamado Gboard, um teclado para iOS com pesquisa embutida. Isso significa que você pode buscar por algo, incluindo imagens e GIFs, na mesma tela de mensagem, sem a necessidade de abrir o navegador para isso. Outra boa notícia é que a função Now on Tap, que traz informações rápidas a partir de um simples toque no botão Home do seu smartphone, agora está disponível no Brasil. Para usar o recurso, porém, é preciso estar usando o Android 6.0.

Voltando a Brasília, tivemos um novo desdobramento do caso das franquias. O Ministério das Comunicações publicou uma portaria que obriga as operadoras a oferecer pelo menos um pacote de dados ilimitado. A ideia é fazer com que a Anatel fique de olho nisso, cobrando às empresas a existência de uma opção para quem não está disposto a acompanhar seu consumo mensal.

Por fim, para encerrar a semana de maneira um pouco mais leve e mostrar que nem tudo é confusão nessa Sexta-feira 13, notícias vindas dos games e dos cinemas. Primeiramente, tivemos o ótimo trailer de Assassin’s Creed, que finalmente mostra um pouco do que está por vir. Embora a trilha sonora não tenha agradado ninguém, as cenas mostradas encheram os fãs de esperanças de que teremos uma boa adaptação. Já Warcraft: O Primeiro Encontro Entre Dois Mundos teve uma revelação, no mínimo, curiosa. O ator Travis Fimmel, que vive o protagonista do longa, disse nunca ter ouvido falar na franquia da Blizzard. Tanto que ele se surpreendeu quando descobriu o quanto teria de atuar em frente a uma tela verde para que os efeitos digitais fossem adicionados em um segundo momento.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.