Tudo o que você precisa saber para começar o dia (12/05)

Por Redação | 12 de Maio de 2016 às 07h23

A semana está caminhando para o seu fim, mas não sem algumas surpresas. Afinal, quando todo mundo acreditava que chegaríamos ao sábado sem mais nenhuma grande novidade em nossas vidas — ao menos no mundo da tecnologia —, eis que o Instagram decide anunciar uma mudança radical em seu visual. Assim, de uma hora para a outra, o serviço ganhou uma nova logo e até o aplicativo em si passou por mudanças de design. E a alteração dividiu bastante a opinião da internet, já que muitos conservadores preferiam o estilo antigo, enquanto outros receberam a versão atual de braços abertos.

E, enquanto as pessoas discutiam em prol do seu lado sobre o Instagram, a presidente Dilma Rousseff assinou um dos seus últimos decretos à frente do Executivo. Curiosamente, o decreto diz respeito à própria internet. Momentos antes da votação sobre seu impeachment no Senado, ela assinou o decreto que regulamenta o uso da internet no Brasil pelo Marco Civil, dando forças ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI-Br), garantindo a neutralidade da rede e estabelecendo regras para que as operadoras armazenem e compartilhem dados de seus usuários. Uma saída digna, sejamos justos.

Deixando a política de lado e voltando aos debates de sempre da tecnologia, era óbvio que o assunto seria Apple. E, se não sabemos nem mesmo como será o iPhone 7, que deve ser apresentado ainda neste ano, já tem maluco apostando em como será o modelo mostrado em 2017. O rumor parte da ideia de que a fabricante vai comemorar seus 10 anos com mudanças drásticas no design de seu smartphone, seja com uma tela edge-to-edge cobrindo toda a parte frontal do aparelho ou mesmo adotando uma tecnologia flexível. Será?

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Outra novidade para os fãs do mercado mobile é um aparelho real e não fruto de boato. A Huawei anunciou um novo smartphone, o Honor V8, seu mais novo top de linha e que chega para brigar com os grandes do mercado. Com tela de 5,7 polegadas, o dispositivo estará disponível tanto com resolução Full HD quanto QHD, além de contar com um processador próprio e 4 GB de RAM. Ainda sem data de lançamento, os preços pelo menos se revelam bastante atraentes, variando de US$ 350 a US$ 439. E, com isso, fica cada vez mais complicado para as gigantes de sempre manterem seu mercado.

Por fim, voltando para a Maçã de Cupertino, uma notícia que pegou todo mundo de surpresa. Um novo rumor aponta que a empresa pretende acabar com o iTunes até 2018. Embora pareça não fazer sentido abrir mão de seu serviço de download de músicas, o boato afirma que a ideia é fortalecer o Apple Music e que as duas plataformas estavam, no fim das contas, se rivalizando e atrapalhando os negócios da companhia — números recentes mostram, inclusive, uma queda nas receitas oriundas da venda de álbuns. Assim, ela teria decidido por manter o modelo de streaming. Especula-se ainda que a Apple pode pôr esse ponto final de duas formas: drasticamente, encerrando de uma vez por todas, ou indo de maneira gradual ao longo dos próximos anos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.