Tudo o que você precisa saber para começar o dia (07/06)

Por Redação | 07.06.2016 às 08:03 - atualizado em 07.06.2016 às 08:36
photo_camera Divulgação

Se você achou que junho ia começar em um clima mais calmo, já no ritmo de uma boa festa junina, se enganou. O mês veio repleto de novidades e reviravoltas, principalmente dentro do mercado mobile. Com as empresas preparando seus anúncios, era óbvio que muita coisa ia vazar antes da hora e veríamos muitas surpresas surgindo de todos os cantos. Exemplo disso é o novo Moto Z, cujas imagens acabaram sendo liberadas antes da hora e revelaram ao mundo como será o visual do próximo smartphone da Lenovo. Há quem chame o aparelho de Moto X 2016, mas a verdade é que já podemos ter uma ideia de seu design e há até mesmo alguns rumores sobre características modulares, ao estilo do que a LG fez com o G5. O anúncio é esperado para esta quinta-feira (9).

Aliás, falando no top de linha da LG, a gente aqui no Canaltech decidiu brincar um pouco de CSI Tecnologia para remontar a cena do crime e desconstruir os argumentos da fabricante quanto ao preço do aparelho no Brasil. Vendido por R$ 3.499 e com uma configuração bem inferior à oferecida lá fora, a empresa trouxe vários argumentos para tentar justificar essa decisão e nós fomos atrás da explicação de cada um desses pontos. Da suposta competitividade à tentativa de dizer que a culpa é toda e unicamente dos impostos, cada uma das explicações é analisada para ver se o pequeno absurdo cobrado pelo aparelho é realmente justificável ou se estamos diante de mais um equívoco como foi o PlayStation 4 a R$ 4 mil em 2013.

Indo para o mundo da Apple, a empresa agora pode se vangloriar mais do que nunca da eficiência de sua assistente de voz. Nos Estados Unidos, a Siri foi a grande responsável por ajudar uma mulher a salvar sua filha de apenas um ano. A criança estava com as vias respiratórias obstruídas e, não conseguindo respirar, já estava começando a demonstrar os primeiros sinais de sufocamento. A mãe, desesperada, tentou acudir a filha até o momento em que se lembrou de seu celular. Desesperada, gritou para a Siri ligasse para o número de emergência. Assim, enquanto tentava salvar a garota, o smartphone chamou uma ambulância, que logo chegou e ajudou a menina a voltar a respirar. E você achando que a Siri servia apenas para mostrar para os seus avós como seu celular é tecnológico.

Motoristas do Uber

Deixando os celulares de lado, o Uber trouxe uma série de novidades em sua mais recente versão do aplicativo, mas, desta vez, voltadas para os motoristas do serviço. Atendendo a pedidos de seus colaboradores, a empresa implementou pequenas funções para que os parceiros do aplicativo possam melhorar o atendimento aos passageiros. Exemplo disso é que agora é possível definir um momento de pausa entre uma corrida e outra, permitindo que o profissional descanse um pouco para tomar um café ou coisa parecida. Outra novidade é a de exibir apenas passageiros que queiram ir para determinada área. Assim, você pode levar um passageiro enquanto segue seu caminho para o trabalho ou coisa parecida. Como o próprio Uber destacou, são novidades destinadas principalmente para quem adotou o serviço como forma complementar de renda — embora haja novidades também para os motoristas mais profissionais.

Por fim, com a sexta temporada de Game of Thrones caminhando para o seu final, alguém descobriu um usuário do Reddit que foi capaz de antecipar todas as reviravoltas apresentadas na série — lembrando sempre que o seriado já ultrapassou os livros e que, por conta disso, muito do que a TV mostra é novidade para todo mundo. E as suas teorias não são baseadas apenas em pontos que todo mundo sabe que iria acontecer, como o destino de Jon Snow, mas em elementos aparentemente pequenos. Assim, graças ao seu poder de clarividência, ele destacou o que devemos ver nos próximos episódios. E tem de tudo por ali, desde a chamada “Batalha dos Bastardos” (um nome ótimo, vamos combinar) até as reviravoltas em Porto Real. As apostas desse usuário têm tudo para se tornarem real e fazer com que essa temporada fique mais animada do que os primeiros episódios.