Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitch sofre processo bilionário na Rússia e pode ser banida do país

Por| 17 de Dezembro de 2019 às 14h05

Link copiado!

twitch
twitch

A terceira maior operadora de telefonia da Rússia está processando a Twitch por quebra de copyright e, junto a isso, uma indenização equivalente a US$ 2,7 bilhões e um pedido para que a Justiça local bloqueie completamente o acesso ao serviço de streaming de jogos no país. No centro da questão estão os direitos de transmissão da Premier League, a principal liga do futebol inglês, cuja propriedade exclusiva para exibição é do Rambler Group, que concentra serviços de telecomunicações e televisão a cabo.

No processo, que está sendo movido na Justiça russa, a empresa afirma que seus direitos foram quebrados mais de 36 mil vezes entre agosto e novembro deste ano. A ação está relacionada a retransmissões das partidas do futebol inglês por usuários da plataforma, tanto na Rússia, quanto fora dele, que poderiam ser acessadas por espectadores russos. A empresa afirma que o Twitch não fez nada para impedir tais atos, que ferem contratos assinados entre a Premier League e o Rambler Group.

Em comunicado, a defesa do serviço de streaming disse que o processo e, principalmente, o pedido de bloqueio, são infundados. A empresa afirmou não ter controle direto sobre os conteúdos transmitidos por seus usuários, dando a eles apenas a plataforma para fazer isso. Por outro lado, a companhia afirmou que seus termos de uso proíbem a exibição de material protegido por direitos autorais e possui medidas em vigor para garantir que violações desse tipo não aconteçam no site.

Ainda, a Twitch afirmou não ter recebido nenhuma notificação oficial do Rambler Group sobre retransmissões dos jogos da Premier League, o que teria facilitado um processo de identificação e retirada do ar do conteúdo irregular, o que efetivamente aconteceu. A companhia disse ter tomado todas as medidas necessárias para eliminar as violações dos direitos de copyright da telecom, seja em transmissões ao vivo ou clipes retirados de streamings passados.

Continua após a publicidade

O principal nó do processo é que, no Reino Unido, a Amazon (controladora da plataforma de streaming de jogos) possui os direitos de transmissão de algumas das partidas da Premier League, que são exibidas pelo Twitch. Apesar de o acesso aos jogos ser limitado apenas a IPs do país, usuários seriam capazes de retransmitir as disputas em seus próprios canais, seja para fins de comentário ou simplesmente para assistir junto com os seguidores, o que acabou levando às violações citadas pelo Rambler Group, uma vez que tais espaços poderiam ser acessados internacionalmente. Daí as violações citadas pela telecom russa.

O caso foi aceito por uma corte de Moscou, que fará sua primeira audiência sobre a litigância na próxima sexta-feira (20). Até lá, a justiça russa solicitou uma suspensão temporária de todas as transmissões da liga inglesa de futebol pelo Twitch no país, que deve permanecer até que a questão seja resolvida judicialmente.

O Rambler Group disse ainda estar em contato com a Twitch para resolver a questão amigavelmente. A Amazon, entretanto, não se pronunciou sobre esse assunto específico.

Continua após a publicidade

Fonte: BBC