Stephen Hawking literalmente vai para o espaço

Por Redação | 21.03.2017 às 00:39

Um dos físicos teóricos mais queridos e respeitados do mundo está, finalmente, de viagem marcada para o espaço. Stephen Hawking, que passou a vida inteira pesquisando, estudando, lecionando e escrevendo sobre o universo e tudo que o compreende, marcou sua ida a bordo de uma espaçonave do programa de viagens espaciais Virgin Galactic — graças a Richard Branson, CEO do grupo Virgin, que lhe concedeu o memorável passeio.

O cosmologista não cabe em si de felicidade. "Meus três filhos me trouxeram grande alegria, mas posso dizer o que me faria feliz de novo: viajar para o espaço", revelou Hawking em uma entrevista ao Good Morning Britain. "Já completei um voo em gravidade zero, o que me permitiu flutuar como se não tivesse peso. Mas minha mais recente ambição é voar no espaço. Achava que ninguém me levaria, mas Richard Branson me ofereceu um lugar no Virgin Galactic e eu imediatamente disse sim".

Virgin Galactic: no meio dos dois aviões de lançamento, a SpaceShipTwo, com capacidade para dois passageiros, atinge níveis superiores ao da estratosfera e oferece a incrível sensação que os astronautas têm ao ver a Terra de cima.

Nem Hawking nem Branson detalharam o plano para levar o pesquisador para fora do planeta Terra, mas como os primeiros voos comerciais do módulo da Virgin já devem começar dentro de pouco tempo, é possível que logo menos teremos notícias do próprio Hawking nos contando o que viu lá de cima.

A nave SpaceShipTwo, do programa da Virgin, foi desenvolvida para levar dois passageiros para conhecer o que há além da estratosfera, em um voo comercial que permite que pessoas (com muito dinheiro, diga-se de passagem) conheçam o espaço sem precisarem ser astronautas. A nave é lançada a partir de um avião cargueiro em altitude, e depois cruza a atmosfera e fica alguns minutos flutuando no espaço, para que os passageiros desfrutem a vista incrível enquanto experimentam gravidade zero. Depois, a nave volta à Terra, onde pousa como se fosse um avião.

Via BGR