Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX planeja rede de satélites para fornecer internet

Por| 18 de Novembro de 2016 às 17h30

Link copiado!

SpaceX planeja rede de satélites para fornecer internet
SpaceX planeja rede de satélites para fornecer internet
Tudo sobre SpaceX

A gente já falou bastante aqui no Canaltech sobre a SpaceX, empresa de tecnologia espacial comandada pelo bilionário Elon Musk. Entretanto, além dos projetos de enviar naves para o espaço, a companhia também tem planos de usar satélites para entregar internet de alta velocidade em todo o mundo.

A companhia registrou esta semana uma aplicação com a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos, mostrando seu plano para usar milhares de pequenos satélites em órbita da terra para fornecer sinal de internet.

Segundo destacou a empresa no documento, o sistema planejado pela SpaceX forneceá bandas variadas de serviços em comunicação para usos residenciais, institucionais, governos e corporações, chegando a uma constelação formada por até 4,425 satélites, com um investimento de até US$ 10 bilhões.

Apesar do plano ambicioso, a SpaceX deverá começar sua iniciativa com cerca de 800 satélites. Entretanto, a companhia não deu informações de quando o primeiro passo deste projeto será dado.

Continua após a publicidade

"Quando estiver completo, o sistema da SpaceX cobrirá virtualmente todas as partes da superfície terrestre, possuindo a capacidade de prover um serviço de alcance global", afirmou a companhia no documento enviado à comissão norte-americana.

A SpaceX não está sozinha no plano de entregar serviços de internet usando uma rede de satélites ao redor do globo. Outras empresas como Oneweb e Boeing também anunciaram planos de fazer sistemas semelhantes no futuro. O Facebook também tentou algo do tipo, mas colocou seus planos em standby após a explosão do primeiro satélite que entregaria sinal de internet em regiões da África.

Entretanto, a SpaceX tem problemas mais urgentes para resolver. A companhia está em meio a investigações para descobrir as razões da explosão de um de seus foguetes, que aconteceu em um lançamento em setembro. Solucionado isto, a companhia espera retomar seus lançamentos de foguetes ainda este ano.

Fonte: Mashable