Publicidade

Siga estas 9 dicas e use o Google Fotos como um profissional

Por| 25 de Setembro de 2017 às 07h58

Link copiado!

Siga estas 9 dicas e use o Google Fotos como um profissional
Siga estas 9 dicas e use o Google Fotos como um profissional
Tudo sobre Google

Com a chegada dos celulares com câmera fotográfica, em especial depois de sua evolução para smartphones, as pessoas começaram a registrar muito mais seu dia a dia, incluindo passeios, viagens, refeições e animais de estimação. Mas, apesar do grande número de registros, há quem sinta falta de plataformas onde armazenar suas fotos de maneira organizada, como faziam antigamente com os álbuns físicos.

Desde 2015, o Google Fotos oferece espaço ilimitado e gratuito para que os usuários armazenem os registros de seus momentos especiais sem se preocupar com backups em dispositivos físicos. Além de ser uma poderosa ferramenta de backup, o serviço também oferece recursos interessantes, que nem todo mundo sabe que existe.

Confira, então, 9 dicas de como tirar o máximo proveito do que o Google Fotos oferece, contando com as últimas inovações da Google, como o aprendizado de máquina:

Faça o upload de tudo o que desejar

Continua após a publicidade

Como o serviço oferece espaço infinito e de graça, que tal usar o Google Fotos como o seu backup oficial? Criando uma rotina de fazer o upload constantemente, você nunca mais precisará se preocupar se a memória do seu aparelho está cheia!

Conte com a busca

Depois de ter guardado uma grande quantidade de fotos, pode ficar meio difícil encontrar aquele registro específico de uma viagem feita há anos. Mas o machine learning do Google Fotos identifica o que e quem está em cada imagem, mesmo que você não configure nenhuma tag ou legenda. Ao buscar por “aniversário”, por exemplo, o serviço exibirá todas as fotos que remetam a um aniversário já publicadas por você.

Continua após a publicidade

Nomeie pessoas próximas

Você pode criar uma aba com as pessoas que mais aparecem em suas fotos. Dessa forma, sempre que precisar localizar uma imagem contendo essas pessoas, a busca fica muito mais fácil.

Que tal criar animações?

Sabe aquelas fotos de sua última ida à praia com a galera? Com o Google Fotos você pode transformá-las em um vídeo divertido para compartilhar com os amigos. O serviço sugere animações para uma sequência de fotos, e também permite que você crie os seus próprios.

Continua após a publicidade

Coletâneas em vídeo

Ao selecionar uma sequência de imagens, você pode criar um vídeo com a coletânea de fotos que desejar, com direito a trilha sonora!

Geolocalização esperta

Continua após a publicidade

O Google Fotos conta com a geolocalização para descobrir exatamente onde cada foto de seu backup foi tirada. Ao habilitar o recurso, você conseguirá pesquisar exatamente pelo nome da cidade ou ponto turístico que visitou, acessando rapidamente todos os registros relacionados àquele local.

Backup automático

Enquanto algumas pessoas preferem fazer o backup manualmente, selecionando o pacote de fotos a ser adicionado à nuvem quando desejar, outras preferem que esse backup seja feito automaticamente. Pois o Google Fotos também oferece o backup automático, mesmo quando a conexão estiver ruim. Nesse caso, uma versão com resolução mais baixa será enviada à nuvem e, quando a conexão for restabelecida, o Google Fotos automaticamente substitui a versão de má qualidade pela alta resolução original.

Compartilhe o que quiser com facilidade

Continua após a publicidade

No Google Fotos, você pode selecionar quantos amigos desejar para enviar e receber fotos. Também é possível selecionar contatos com quem compartilhar arquivos automaticamente.

Do papel para a nuvem

As fotos de sua infância e todos os registros antigos da época da fotografia impressa podem ser armazenadas no Google Fotos sem muito trabalho. O Google criou o app PhotoScan justamente para que você digitalize todas as suas memórias que ainda estão somente no papel.

Continua após a publicidade

Basta tirar uma foto da versão impressa com o seu smartphone, alinhá-la dentro do quadro sugerido e conectar os quatro pontos que aparecerão para fazer o recorte da imagem. Então, basta seguir os passos indicados pelo aplicativo para que aquela foto seja salva e armazenada no Google Fotos.