Serviço Follow Your World, da Google, vai deixar de existir

Por Nathan Vieira | 07 de Agosto de 2019 às 07h38
Divulgação

É indiscutível que a Google é uma das maiores empresas da atualidade e conta com vários recursos e aplicativos que agradam aos mais diversos perfis. No entanto, parte desses recursos acaba não caindo no gosto do público, e esse é o principal motivo pelo qual a empresa vai finalizar o Follow Your World, um serviço diretamente associado ao Google Maps e ao Google Earth. A extinção do Follow Your World acontece no dia 30 de setembro.

Ele foi lançado há aproximadamente oito anos, sob a premissa de rastrear novas imagens de satélite no Google Maps. Funciona da seguinte maneira: o usuário do Follow Your World seleciona um ponto de interesse e a Google envia uma notificação quando aquela determinada área tiver novas imagens no Google Maps ou no Google Earth.

"Por muito tempo, foi uma das únicas ferramentas para ajudar os usuários a descobrirem o que há de novo. Desde então, a Google desenvolveu novas maneiras de se manter atualizado sobre as últimas atualizações de mapas", comentou a empresa durante o comunicado sobre o fim do Follow Your World.

Follow Your World, recurso do Google que está prestes a ser extinto (Foto: Google Follow Your World)

A partir da data estabelecida para o fim do serviço, os usuários não vão mais conseguir entrar de forma alguma e terão todos seus dados excluídos dos servidores.. Apesar disso, a companhia deu algumas dicas para que os usuários antigos não percam tais informações.

A primeira dica dada pela Google é que o usuário baixe seus dados. Para isso, é preciso fazer login no Follow Your World para salvar uma cópia dos pontos de interesse e fazer o download deles como um arquivo KML.

"Não se esqueça de salvar uma cópia dos seus pontos antes da data de encerramento, quando todos os dados serão sistematicamente excluídos dos nossos servidores", aponta a empresa. Os usuários do Follow Your World podem fazer login a qualquer momento até 30 de setembro e realizar o download dos dados. Novos usuários não encontrarão nada ao tentar usar o serviço.

Além disso, a Google também orienta: "Explore um mapa da nova cobertura 3D no Google Earth e, em breve, um mapa da nova cobertura de satélite 2D, ou assine o Earth on Medium para atualizações periódicas de imagens. Também gostaríamos de receber notícias suas: envie comentários por meio do aplicativo do Google Earth , do Google Play ou da App Store e informe-nos onde você gostaria de ver uma atualização de imagens junto com uma captura de tela centralizada em sua área de interesse. Usamos esse feedback para ajudar a informar onde atualizar nossas imagens no futuro".

Por fim, a empresa dá adeus ao seu recurso, dizendo: "Obrigado por apoiar Follow Your World ao longo dos anos. Se você tiver comentários, acesse a Comunidade de Ajuda do Google Earth".

Fonte: Google SupportAndroid Police

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.