Saiba qual o horário de pico das lojas usando o Google Maps no celular

Por Sérgio Oliveira

O Google Maps é um dos serviços mais versáteis da gigante de Mountain View, sendo capaz não só de mostrar sua localização, mas também indicar a situação do trânsito em tempo real e até mesmo ajudá-lo a planejar sua próxima viagem de avião.

São inúmeras as funcionalidades embutidas no serviço de geolocalização do Google, sendo que algumas são desconhecidas do público. É o caso, por exemplo, da possibilidade de verificar os horários de pico dos estabelecimentos comerciais. A partir da coleta dos números de check-ins num local e seus respectivos horários, o serviço do Google faz um cálculo e estabelece quando os locais são movimentados e mais tranquilos.

Veja agora como descobrir o horário de maior movimentação em estabelecimentos comerciais e outros locais usando o Google Maps no celular e planeje sua ida até lá para não enfrentar multidões, filas e outros inconvenientes. Embora a demonstração tenha sido feita usando o iPhone (iOS), os mesmos passos podem ser seguidos em smartphones Android.

Passo 1

Abra o Google Maps e pesquise pelo local que você deseja ir. Pode ser um bar, restaurante ou aquela lojinha que fica próxima da sua casa.

O primeiro passo é abrir o Google Maps e iniciar a busca pelo local que você deseja ir

O primeiro passo é abrir o Google Maps e iniciar a busca pelo local que você deseja ir (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 2

Depois de encontrar o local, toque sobre ele e, no mapa onde aparece sua localização, toque sobre o nome do estabelecimento na parte inferior da tela. Você será apresentado a algumas informações detalhadas do local, como endereço completo, horário de funcionamento e uma breve descrição dos serviços oferecidos ali. Role a tela para cima.

Depois de encontrar o local que deseja ir, toque sobre o nome dele na parte inferior da tela e em seguida role a tela para cima até ver o gráfico de horários de pico

Depois de encontrar o local que deseja ir, toque sobre o nome dele na parte inferior da tela e em seguida role a tela para cima até ver o gráfico de horários de pico (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Passo 3

Quase na metade da rolagem, perceba que há um gráfico indicando os horários de maior movimentação do local. É possível tocar sobre ele para mudar o dia da semana e verificar os horários de pico para outros dias da semana caso você esteja planejando ir até lá em outra ocasião.

Finalmente, você poderá ver graficamente quais os horários de maior movimento do local naquele dia. Caso queira ver em dias diferentes da semana, basta tocar sobre o dia e escolher o desejado

Finalmente, você poderá ver graficamente quais os horários de maior movimento do local naquele dia. Caso queira ver em dias diferentes da semana, basta tocar sobre o dia e escolher o desejado (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Pronto, com isso você pode se prevenir e se organizar melhor para ir até um lugar quando ele for menos movimentado do que normalmente é. Bacana, não é?

Curtiu essa dica? Então veja mais sobre o Google Maps: