Rússia proíbe memes de celebridades

Por Redação | 15.04.2015 às 12:41

A Rússia tem endurecido o rigor de suas leis na internet recentemente. O país começou a exigir que blogueiros se registrem junto ao governo, o que levou a Intel a encerrar as atividades de seus fóruns russos. Outra lei também exige que os sites armazenem dados de seus cidadãos em servidores localizados fisicamente na Rússia, deixando o Google sem escolha ao decidir fechar seus escritórios de engenharia no país.

Uma nova lei, no entanto, tem causado mais polêmica. O Serviço de Supervisão Federal Russo de Telecomunicações, também conhecido como “Roskomnadzor", está considerando ilegal as postagens de imagens de pessoas reais em situações "que não refletem a realidade".

A informação foi divulgada na rede social local VKontakt através de um post que afirmava sobre a ilegalidade de se publicar uma imagem de uma pessoa pública que não tenha conexão alguma com a sua personalidade.

O caso responsável pelo endurecimento da lei russa contra os memes envolve o cantor Valeri Syutkin, que trabalha com canções românticas. O cantor tornou-se um meme popular no país que possuía os dizeres "Bei Babu po Elabu", que significa em tradução livre "bata na cara da piranha". O meme se trata de uma discrepância entre a frase e as músicas melosas produzidas e cantadas por Valeri.

meme russo

Meme de Valeri Syutkin

Depois de entrar com um processo legal para a remoção da imagem de diferentes servidores, a corte julgou o caso de maneira favorável ao cantor, alegando que os memes violavam diretamente sua privacidade. O caso resultou posteriormente em uma lei que proíbe os memes com famosos.

A lei publicada pelo Roskomnadzor também irá tentar coagir os internautas a não realizarem brincadeiras indevidas com a figura pública de Vladimir Putin, um dos alvos favoritos dos memes ao redor do mundo.

Ainda que a lei possa assustar por ser pura e simples, não parece que a Rússia estará extremamente atenta às atividades de seus cidadãos e colocar todos os infratores na cadeia. No entanto, ainda que o julgamento favorável a Valeri faça sentido, a lei abre uma brecha considerável contra o exercício de liberdade de expressão no país.

Fonte: The Washington Post

Fonte: http://www.engadget.com/2015/04/14/russia-bans-celebrity-memes/?ncid=rss_truncated