Rússia pode censurar por completo Facebook, Twitter e Google

Por Redação | 28 de Maio de 2015 às 08h51

A Roskomnadzor, agência do governo russo que fiscaliza as comunicações e mídia do país, ameaçou bloquear por completo o acesso ao Facebook, Twitter e Google caso as empresas não entreguem dados sobre certos blogueiros russos. A agência também pediu que os serviços excluam conteúdos que promovam algum protesto público e outros eventos não sancionados pelo governo.

Críticos afirmam que este é um movimento ostensivo realizado pelo governo de Vladimir Putin em favor da censura, seguindo os passos de outras nações como Turquia, China, Birmânia, Coreia do Norte e Arábia Saudita. Em abril, por exemplo, o governo turco havia proibido temporariamente o Twitter, meio utilizado para divulgar imagens da morte de um promotor do país.

Ano passado, Putin prometeu que não iria realizar qualquer intervenção governamental na internet, mas ações recentes do governo indicam o contrário. Uma lei aprovada no ano passado dá aos promotores o poder de bloquear páginas sem a necessidade de uma decisão judicial caso elas contenham informações sobre protestos.

Ainda não está claro se o Facebook, Twitter ou Google irão cumprir as exigências de Roskomnadzor. Relatórios de transparência das empresas revelam que o Facebook e o Twitter rejeitaram todos os pedidos do governo russo ligados ao caso. Já o Google cumpriu em partes as exigências, enviando 5% dos 134 pedidos do governo durante o segundo semestre do ano passado. Até o momento nenhuma das empresas comentou o caso.

Via Mashable

Fonte: http://mashable.com/2015/05/26/russia-facebook-twitter-ban/http://olhardigital.uol.com.br/noticia/russia-pode-banir-google-facebook-e-twitter/48795

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.