Rússia ordena bloqueio permanente do DailyMotion no país

Por Redação | 27 de Janeiro de 2017 às 07h54

A Rússia continua dando uma de Rússia e nesta semana ordenou que todos os provedores bloqueassem permanentemente o acesso ao DailyMotion no país.

A decisão extrema foi emitida pela Corte de Moscou na terça-feira, dia 24, e ocorre após várias queixas de quebra de direitos autorais feitas pelo Gazprom Media. Ainda no ano passado o grupo de mídia descobriu que videoclipes de seus artistas estavam circulando no DailyMotion sem autorização e pediu à Vivendi, grupo francês que controla a plataforma, para que os removessem.

De acordo com o Gazeta, todos os pedidos foram ignorados pela Vivendi e ainda mais conteúdo da Gazprom protegido por direitos autorais foi publicado no DailyMotion. Sem opção, o grupo recorreu à Corte de Moscou, que deu um prazo para que a Vivendi tomasse alguma providência em relação ao caso. E adivinha? De novo os franceses deram uma de João sem braço.

Como consequência do descaso para com a situação, esta semana a Justiça russa determinou que o DailyMotion e a Vivendi são infratores recorrentes de direitos autorais e que por isso o acesso a seus sites e serviços devem ser bloqueados em todo o país. E olha que isso não é pouca coisa, já que quando alguma empresa é classificada dessa forma, geralmente significa que ela entra para uma lista chamada de "lista de bloqueio eterno" da Rússia.

Acatada pelo Rozcomnadzor, a "Anatel russa", a ordem deve ser cumprida em até sete dias. E agora que o cronômetro está correndo, um porta-voz da Vivendi veio a público e disse que a companhia não tinha ciência do caso e que "tomará todas as medidas necessárias para contatar com as autoridades russas e resolver o problema".

Ou seja, aparentemente essa política de tocar o terror nas empresas é algo que funciona muito bem na Rússia e agora o DailyMotion vai fazer de tudo para não sai do ar no país. Bizarro!

Fonte: Gazeta (traduzido), The Hollywood Reporter, TorrentFreak

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.